A partir de agora, os vigilantes de todo o país terão um dia em homenagem a eles. No último 17 de junho, a presidenta Dilma Rousseff sancionou a lei nº 13.136/2015, que instituiu o Dia Nacional do Vigilante, a ser comemorado todo dia 20 de junho.
A lei foi uma fusão dos Projetos do senador Paulo Paim e do deputado Federal, Paulo Pimenta, ambos do PT do Rio Grande Sul. Apesar de ser instituído apenas este ano, vigilantes de todo o país já haviam adotado o dia 20 de junho como o “Dia do Vigilante”.
O deputado Chico Vigilante, juntamente com a Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV), lutaram para que o dia fosse instituído. Para o parlamentar, a sanção da presidenta Dilma é o resultado de anos de luta da categoria, pois a data foi escolhida porque em junho de 1979 foi marcado pela primeira grande mobilização da categoria no País.
Chico comemorou: “está é uma prova clara de que existem parlamentares lutando em defesa dos trabalhadores. E complementou: “O deputado Paulo Pimenta havia se comprometido conosco, assim como o senador Paulo Paim, e aí está o resultado, mais uma vez, o Congresso e a presidenta Dilma reconhecem a nossa posição estratégica”, comemorou. .
“Todos nós vigilantes ganhamos com a instituição desse dia. Este é o reconhecimento nacional de uma luta e, acima de tudo, é reconhecimento da importância estratégia que essa categoria tem para o país”, finalizou o deputado.
Por Veronica Soarez/ Assessoria