Em audiência com o deputado distrital Chico Vigilante (PT/DF), o Advogado-Geral da União se comprometeu em acionar a justiça, caso necessário.
Mais um passo na luta contra o avanço do polêmico Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB), aprovado na Câmara Legislativa do Distrito Federal, no último mês de junho. Em audiência com o deputado distrital Chico Vigilante (PT/DF), o Advogado-Geral da União, ministro Jorge Messias, se comprometeu a estudar o caso com procurador do órgão e acionar a justiça, caso seja necessário.
“Levei o assunto ao conhecimento do Ministro da AGU, que demonstrou extrema preocupação com a transfiguração do projeto arquitetônico original de Lúcio Costa; representando, ao contrário, um verdadeiro plano de destruição e não de preservação do Plano Piloto de Brasília, um bem inscrito na Lista do Patrimônio Mundial”, destacou Vigilante.
O deputado distrital vem realizando verdadeiras peregrinações por órgãos federais em busca de apoio para conter os avanços de implementação do Plano que pode retirar o título de patrimônio mundial, concedido pela Unesco à Capital.
“Recentemente, estive com o ministro Padilha que se comprometeu a levar o assunto ao Presidente Lula e continuarei alertando todas as autoridades comprometidas para que as devidas providências sejam tomadas. Não vou descansar até que a justiça seja feita”, reiterou.
Entre os pontos polêmicos do PPCUB, Vigilante condena, entre outros, a possibilidade de construção de bairros próximos aos Palácios da Alvorada e do Jaburu, áreas de segurança nacional; além da autorização para a construção de hotéis com até 12 andares próximo ao Eixo Monumental, comprometendo as áreas verdes e a preservação do cerrado.
“Se for o caso, adotaremos providências judiciais visando à preservação do Conjunto Urbanístico de Brasilla no que se refere, principalmente, às áreas de tombamento federal do Plano Piloto”, concluiu o deputado.