A Câmara Legislativa do DF vai realizar, nesta sexta-feira (17), às 19h, Sessão Solene em homenagem ao Dia Nacional do Vigilante, comemorado no dia 20 de junho. O requerimento da sessão é do deputado Chico Vigilante (PT), representante da categoria na Câmara.
Para Vigilante, a categoria merece todas as homenagens. “Há 37 anos luto em defesa da categoria. É um prazer homenageá-los. Eles me projetaram para a vida e para a política, e são imprescindíveis para garantir a segurança da população, disse.
A sessão vai avaliar as batalhas travadas pela categoria nos últimos anos e apontar caminhos para o futuro. Os trabalhadores lutam contra as demissões dos vigilantes que prestam serviços para o GDF e exigem o prosseguimento da licitação para contratar de mais de sete mil profissionais.
O Piso Nacional dos Vigilantes, de R$ 3 mil, também deve entrar na pauta.
Para o presidente do Sindicato dos Vigilante do DF, Paulo Quadros, a sessão é uma oportunidade para comemorar as lutas de mais de 30 anos da categoria. “Hoje somos uma categoria forte e reconhecida por lei”, destacou o sindicalista.
Quadros afirma que a convenção coletiva da categoria é uma das mais respeitadas do país. “Ela é invejável e já tem mais de 30 anos de conquistas, a exemplo do adicional de risco de vida e o plano de saúde dos trabalhadores”, comemorou.
Foram convidados para a solenidade a Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV), o Sindicato local, a CUT, parlamentares aliados da categoria e sindicatos parceiros.