A Câmara Legislativa do DF realiza Sessão Solene nesta sexta-feira (17), às 19h, para comemorar a passagem do Dia Nacional do Vigilante, que é comemorado todo dia 20 de junho. O requerimento da sessão é do deputado Chico Vigilante (PT), que é o representante da categoria na casa legislativa.
De acordo com Vigilante, a categoria merece sim, todas as homenagens. “Já luto em defesa da categoria há 37 anos, e, sempre é um grande prazer promover uma sessão para homenagear a categoria que me projetou para a vida e para a política”, esclarece.
A sessão também servirá para avaliar as batalhas travadas pela categoria nos últimos anos e apontar caminhos para o futuro, a exemplo da luta contra as demissões dos vigilantes que prestam serviços para o GDF, além de exigir o prosseguimento da licitação para contratação de mais de sete mil vigilantes que irão garantir a vigilância do patrimônio do governo distrital. O Piso Nacional dos Vigilantes também deve entrar na pauta dos oradores convidados para a solenidade.
Para o presidente do Sindicato dos Vigilante do DF, Paulo Quadros, a sessão é uma oportunidade para comemorar as lutas de mais de 30 anos da categoria. “Hoje somos uma categoria forte e reconhecida por lei”, destacou o sindicalista.
Quadros ainda afirma que a convenção coletiva da categoria é uma das mai respeitadas do país. “Nossa convenção coletiva é invejável e já tem mais de 30 anos de conquistas, a exemplo do adicional de risco de vida e o plano de saúde dos trabalhadores”, comemorou.
Foram convidados para a solenidade a Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV), o Sindicato local, a CUT, parlamentares aliados da categoria e sindicatos parceiros.
Mobilização
Nesta quarta-feira (15), os vigilantes devem realizar mais um protesto contra a demissão de vigilantes que prestam serviços ao GDF. Na última segunda-feira (13), a categoria arrancou do GDF o compromisso de que as demissões seriam suspensas e que o governo daria mais celeridade a licitação que vai contratar mais de sete mil vigilantes para cuidar do patrimônio governamental.
Na assembléia, os trabalhadores devem ouvir o retorno da conversa do Secretário da Casa Civil do GDF, Sergio Sampaio, com a Secretária de Planejamento, Leany Lemos, que gere os contratos com as empresas de segurança privada.
Convocando os trabalhadores, Vigilante destacou a importância da presença massiva da categoria. “Conseguimos o compromisso do fim das demissões, agora temos que lutar por mais contratações e a presença dos companheiros nesta quarta-feira é fundamental”, finalizou.