As trabalhadoras da cooperativa de reciclagem Catamares viviam em situação de rua. Hoje recebem pelo trabalho e fazem cursos para aprimorar o conhecimento. Nesta manhã (24), o deputado Chico Vigilante (PT) visitou essas guerreiras, no setor de indústrias de Ceilândia.
Vigilante ouviu as demandas e anseios das trabalhadoras. Entre as principais reivindicações, está a regularização da área onde funciona, ainda de forma precária, a sede da entidade.
Para Vigilante, as ações da cooperativa são importantes pois levam dignidade as pessoas que estavam a margem da sociedade.
Com muita alegria, estas mulheres transformam o lixo da cidade em arte e cultura. Precisamos garantir um espaço mais decente para essas bravas guerreiras, finalizou, o parlamentar.
Vigilante se comprometeu a mediar uma reunião entre as cooperadas e o secretário de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Joe Valle, afim de buscar coletivamente soluções.
“Também queremos que o deputado apoie o fortalecimento da parceria com as professoras da UnB, que oferecem capacitações para nós”, cobrou, Antônia Cardoso Abreu, representante das cooperadas.
De acordo com Antônia, são esses cursos que ajudam a aprimorar o conhecimento das ex-moradoras de rua.
Sobre a Catamares
Funcionando desde o ano de 2001, a Catamares é uma cooperativa que resgatou em sua maioria, mulheres que viviam em situação de rua e, hoje, unidas, obtém uma renda advinda da reciclagem do lixo.
Atualmente, as cooperadas tem parceria com a Secretaria de Limpeza Urbana (SLU), que destina uma parte do lixo recolhido para que as catadoras possam transformar em artesanato.