Vigilante tem semana de ações em defesa da população

Chico Vigilante | CHICO VIGILANTE, CORAGEM E DETERMINAÇÃOVigilante tem semana de ações em defesa da população

Em uma semana bastante intensa, o deputado distrital Chico Vigilante (PT), mostrou porque é um dos deputados mais atuantes da Câmara Legislativa do DF. Em um rápido resumo, você pode conferir as principais ações promovidas pelo parlamentar.

Combustíveis – A semana começou com duas importantes leis de Chico Vigilante que foram aprovadas no último período e entraram em vigor. Na segunda-feira (4), o Diário Oficial do DF publicou a lei nº 911/2016, que amplia a venda de combustíveis para supermercados, shoppings e clubes, dando assim, um duro golpe no Cartel dos Combustíveis.

Reconstrução da Mama – A segunda, torna menos traumático o tratamento para mulheres que sofrem com o câncer de mama. A lei nº 5.637/2016 garante que a rede pública do DF realize de forma gratuita, a cirurgia de reconstrução mamária. Seja na hora ou quando a paciente estiver no melhor estado clínico.

Voz forte da oposição na CLDF, o deputado subiu o tom sobre os problemas que os estudantes brasilienses enfrentaram para realizar o recadastramento do Passe Livre. O petista garantiu que irá convocar o diretor do DF-Trans, Léo Carlos Cruz, para prestar mais esclarecimentos sobre o não cumprimento da lei que garante que aos estudantes direito ao benefício, independentemente do período.

Escola sob risco – Uma infestação de formigas saúvas está dando a maior dor de cabeça para a comunidade escolar da Classe 13, que fica localizada na EQNM 24/26, em Ceilândia. Denúncia realizada por Vigilante apontou o forte risco de explosão, após verificar o vazamento de gás que, segundo ele, foi causado pela proliferação. A denúncia foi, ainda, objeto de matéria do Jornal de Brasília.

#PLP257Não – O ataque aos servidores públicos travestido de Projeto de Lei, de nº 257/2016, foi rechaçado por Vigilante, que também prometeu lutar pela derrubada do projeto. Em protesto dos servidores nesta quinta-feira (7), o parlamentar afirmou que se for aprovado, os servidores podem ficar 10 anos sem receber reajustes.

“Dez anos sem reajustes é uma desgraça. Vamos exigir a retirada imediata deste projeto que liquida principalmente, os servidores do DF”, criticou.

Defesa dos vigilantes – Uma das principais bases sociais do parlamentar, os Vigilantes, obtiveram uma importante vitória. Uma assembleia realizada nesta quinta-feira (7) sacramentou o acordo que garantiu a readmissão de 56 trabalhadores do Metrô-DF. De acordo com o Sindicato, a vitória só foi possível, graças à atuação conjunta de Vigilante junto ao Sindicato da categoria e a sensibilidade da presidenta substituta do Metrô-DF,Daniela Diniz.

Uber – Outro assunto que tomou conta da CLDF nesta semana foi o debate envolvendo os representantes dos Taxistas e do aplicativo de transporte particular, Uber. Em seu discurso na Audiência Pública que tratou do tema, Vigilante destacou que do jeito que está, o projeto de regulamentação proposto pelo poder executivo não vai passar na Comissão de Defesa do Consumidor, da qual o parlamentar é presidente.

“Ou o governo senta com os taxistas e o pessoal do Uber ou nós não vamos aprovar esse projeto aqui na CLDF”, exigiu.

Por Marcos Paulo Lima