O deputado distrital Chico Vigilante (PT) criticou a estratégia do GDF em querer vincular o reajuste dos trabalhadores do SLU à votação do projeto que prevê o aumento da Taxa de Limpeza Urbana (TLP).
A declaração foi feita durante a sessão ordinária da tarde da terça-feira (27). O parlamentar reafirmou posição em apoio aos trabalhadores.
“O reajuste destes trabalhadores não depende de taxa de limpeza pública. Até porque quando essa taxa aumenta, o gari também vai pagar mais pelo reajuste da TLP. O GDF tem que encontrar outros mecanismos para arrecadar dinheiro, e não querer taxar e usar os trabalhadores para aumentar impostos”, explicou Vigilante.
Entenda
O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) enviou à Câmara Legislativa o Projeto de Lei nº 1.271/2016, para alterar a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2017. Entre as alterações propostas, Rollemberg pediu modificação no prazo para encaminhar à CLDF os projetos de lei dos valores da Taxa de Limpeza Pública (TLP) e da Contribuição de Iluminação Pública (CIP). Esse prazo venceu no dia 31 de agosto.
Em Nota Técnica, divulgada na sessão, o parlamentar explicou aos colegas a intenção do governador de aumentar a TLP acima da inflação. A nota também salientava a perda do prazo do GDF no envio dos projetos à CLDF, “por incompetência”. Vigilante deixou claro que não votaria aumento de tributos.