Há quase 1 mês o deputado Chico Vigilante visitou a Cooperativa de Catadores de Material Reciclável do DF (Catamares). Como prometido, ele se encontrou, nesta quinta-feira (21), com o secretário de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade racial e Direitos Humanos (SedestMIDH), Joe Vale, para tratar da destinação do terreno para a Cooperativa.
A entidade está localizada no setor de indústria de Ceilândia, num terreno que pertence a Secretaria. Vigilante explicou a necessidade de dar condições dignas de trabalho para os catadores.
Fui visitar o local, e presenciei a determinação destes homens e mulheres para desenvolver o trabalho com dignidade. É necessário que a Secretaria melhores as condições de trabalho para os catadores, disse.
Durante o encontro, a presidente da Catamares, Antônia Cardoso, explicou que a Secretaria precisa transferir o terreno para a Cooperativa. “Atualmente, os 25 trabalhadores cooperados trabalham precariamente em um galpão que não conta com rede de água e nem de energia”, contou.
De acordo com o secretário Joe Vale, para fazer a transferência a Cooperativa precisa seguir alguns ritos jurídicos. O primeiro passo será a inscrição da Catamares no Conselho de Assistência Social. “Somente depois desta etapa é que a Secretaria poderá dar andamento ao processo de transferência do terreno”, explicou Vale.
Joe Vale também prometeu tomar providências para a instalação imediata da energia e de água no galpão de trabalho dos catadores. Outra medida a ser tomada será a elaboração de um projeto para reformar o espaço. Para isto, serão usados os recursos disponíveis do Programa pró-catador.
Joe Vale explicou que os recursos para a reforma do galpão serão oriundos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, pelo Programa Pró-Catador. Entre outros objetivos, o programa integra e articula as ações do Governo Federal para apoiar e fomentar a organização produtiva dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, a melhoria das condições de trabalho e a ampliação das oportunidades de inclusão social e econômica.
A cooperativa
Funcionando desde o ano de 2005, a Catamares é uma cooperativa que resgatou mulheres que viviam em situação de rua e, hoje, unidas, obtém uma renda advinda da reciclagem de material. Atualmente, as cooperadas tem parceria com a Secretaria de Limpeza Urbana (SLU), que destina uma parte do lixo recolhido para que as catadoras possam transformar em artesanato.