Um terço dos brasileiros culpam as mulheres em casos de estupro, revela pesquisa

O deputado Chico Vigilante (PT) levou para discussão em plenário a pesquisa que revela que um terço dos brasileiros concordam que as mulheres são culpadas por estupros sofridos. O estudo, encomendado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública foi realizado pelo Instituto Datafolha.

Na avaliação do parlamentar petista, o resultado da pesquisa é grave e deve provocar reação por parte da sociedade. “Esta pesquisa tem que mexer com todos os brasileiros, especialmente, com os homens. Isso é de envergonhar. Esse tipo de sociedade nós não queremos”, declara.

O ponto mais polêmico da pesquisa revela que um a cada três brasileiros homens concordam que ‘a mulher que usa roupas provocativas não pode reclamar se for estuprada’. O mesmo número percentual foi verificado nas respostas no sexo feminino. “Mesmo entre as mulheres – e isso é mais grave – 30% concordam em culpar a vítima pelo crime sexual”, ressalta.

O levantamento também revela que, de acordo com registros oficiais, uma mulher é estuprada a cada onze minutos no Brasil. Por ano, o total alcança a marca de cerca de 50 mil crimes sexuais. No entanto, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública estima que apenas 10% de crimes desta categoria chega a ser registrado.

“O estupro é o pior crime que existe. Ele destrói a alma da mulher. É preciso que todos nós tomemos consciência e passemos a combater esse crime tão hediondo. Um crime que não merece piedade”, conclui Chico Vigilante.