Tratamento aos pacientes renais crônicos será mantido, garante secretário de Saúde

Mais uma vez a clínica CDRT, localizada em Taguatinga, ameaçou suspender o atendimento aos pacientes renais crônicos.

Para tentar solucionar a situação, o deputado distrital Chico Vigilante (PT) intermediou, na noite de quinta-feira (25), uma reunião entre o secretário de Saúde do DF, Humberto Fonseca, e os pacientes renais que fazem tratamento na clínica.

Fonseca tranquilizou os pacientes e garantiu que a Secretaria vai credenciar uma nova clínica, em Santa Maria, com 80 vagas para garantir o atendimento.

A dona de casa Maria Zélia, paciente da clínica, explicou a advertência. “Um dos últimos avisos é que nos atenderiam até o dia 15 de agosto. Novamente fomos surpreendidos com um cartaz que diz que nos atenderiam até 15 de outubro”.

Para o secretário, as ameaças fazem parte de uma tática dos donos das clínicas “para forçar a Secretaria a pagar mais pelo serviço, que é tabelado pelo Ministério da Saúde em todos os estados.

“ O ministério paga para cada sessão realizada o equivalente a R$ 179,00 mas as clínicas estão pleiteando um valor maior. E usam os pacientes para nos pressionar”, contou.

O deputado Chico Vigilante espera que o GDF cumpra o prometido. “Saí da reunião mais aliviado, já que o secretário garantiu que estes homens e mulheres continuarão a ser atendidos com dignidade”, disse Vigilante.

Segundo a Secretaria de Saúde, 1.067 pacientes renais crônicos são atendidos nos hospitais da rede pública e em oito clínicas conveniadas. Em 2015, o GDF investiu aproximadamente R$ 20 milhões em contratos com clínicas de hemodiálise.