Enfermeiros e técnicos de enfermagem pediram ajuda ao deputado distrital Chico Vigilante (PT) para apresentação de um projeto de lei que obriga as instituições de saúde públicas e privadas à oferecerem locais adequados para o descanso dos profissionais. Simbolicamente, o pedido foi feito neste 12 de maio, dia em que é comemorado o Dia Mundial da Enfermagem.
Na oportunidade, os enfermeiros Adriano Araújo e Estella Krause, representando o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos e Serviços de Saúde em Brasília (SindSaúde), entregaram ao parlamentar uma minuta de projeto de lei, baseada em leis que já estão em vigor nos estados do Rio de janeiro e São Paulo.
O deputado Chico Vigilante se comprometeu em apresentar o PL na Câmara Legislativa que atenda à categoria. Ele também defenda que os profissionais de enfermagem tenham o mesmo tratamento que dado aos médicos: um espaço com cama ou beliche para os profissionais repousarem no horário de descanso.
O enfermeiro Adriano Araújo defende a aprovação do projeto no Distrito Federal, assim como foi feito em outros estados. “Quando temos um tratamento digno, com um horário e local de descanso adequado, reflete diretamente na qualidade do atendimento aos pacientes”, lembrou.
Por Veronica Soares