O deputado distrital Chico Vigilante (PT) recebeu na manhã desta quinta-feira (11) a visita de um grupo de secretárias e copeiras do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Elas foram demitidas do órgão sem justa causa. As trabalhadoras pediram ajuda do parlamentar nas negociações para que o MMA volte atrás nas demissões.
De acordo com a líder do grupo, Kelma Espíndola, elas foram informadas que seriam demitidas por causa da contenção de despesas, mas depois souberam que foram substituídas por outras pessoas indicadas por políticos.
No total, 20 trabalhadoras perderam o emprego. Além destas, 37 vigilantes do MMA também ficaram sem os seus postos de trabalho. Muitas delas trabalhavam no órgão há mais de 10 anos.
Diante do problema, o deputado Chico Vigilante se comprometeu em marcar uma reunião com o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, a fim de tentar reaver o emprego das mulheres demitidas. “Num momento tão delicado que o País travessa, é inadmissível que o próprio governo demita trabalhadoras. Lutarei para que estas mulheres sejam reconduzidas aos postos de trabalho”, disse Vigilante