Dois dias após receber demanda de taxistas, o deputado distrital Chico Vigilante (PT) se reuniu com o secretário de Mobilidade do GDF, Marcos Dantas, para tentar rever a portaria que prevê multa para todos os taxistas que permanecerem mais de dois minutos estacionados no terminal de desembarque do Aeroporto de Brasília. A reunião foi realizada na manhã desta sexta-feira (27), e contou com a participação de taxistas, e dos subsecretários de Serviço e de Fiscalização da Secretaria, Roberto Pojo e Júlio César de Oliveira.
Além da ampliação do prazo previsto na portaria, os trabalhadores também pediram ao secretário a anistia das multas imputadas a eles. Um dos representantes do grupo, o taxista Aldemir dos Santos, relatou que os agentes da secretaria agem na “surdina”, escondidos atrás de pilastras, para emitir as multas. O taxista acumula multas de R$ 6 mil.
O subsecretário de Serviço, Roberto Pojo, explicou que a secretaria está procurando encontrar solução para o problema junto à Inframérica, empresa responsável pela administração do aeroporto. Uma das soluções apontadas por ele, seria a instalação de balcões das empresas de rádio táxi. “A solução tem que ser estrutural”, explicou Pojo.
Outra medida apresentada será o uso de coletes pelos fiscais, para ajudar na hora da abordagem. “Cabe ao estado fiscalizar. Não podemos confundir fiscalização com perseguição”, pontuou Marcos Dantas.
Vigilante também pediu uma abordagem formal e solicitou ao secretário a reconsideração das punição, que prevê a cassação da permissão dos taxistas. “Os taxistas não são bandidos, mas pais de família que querem o direito de trabalhar”, lembrou o deputado.