A situação de insegurança pessoal com a qual trabalham ultimamente os policiais militares, responsáveis pela segurança da população do DF é inaceitável. Eu como deputado distrital e como cidadão quero chamar a atenção do governador Rodrigo Rollemberg para que tome as providências pelo fim deste absurdo que vem ocorrendo na capital da República.
A população está em pânico com os últimos assassinatos ocorridos na cidade e alguns jornalistas, desconhecendo a complexidade do problema, culpam os policiais pelos fatos, o que é uma injustiça porque eles são homens e mulheres, muitos deles jovens, que saem de casa todos os dias para nos defender e muitas vezes não encontram o respaldo necessário para tal tarefa.
Recebi relatos, por escrito e em áudio nos últimos dias, dentre eles um que me emocionou muito de uma policial que em prantos relatava a situação de insegurança em que trabalham. Tenho conhecimento de que em menos de 20 horas três viaturas capotaram deixando feridos e um morto entre os policiais.
Por que isso está acontecendo ? Por falta de manutenção dos veículos. A licitação realizada para a manutenção/revisão das viaturas, cancelada por descobertas de fraudes em seu processo, não foi refeita e alguns veículos estão rodando sem o devido acompanhamento técnico, causando acidentes e colocando em risco a vida dos policiais.
No áudio a policial revoltada diz: “Fazer parte do Grupo Tático Operacional é uma responsabilidade muito grande que temos. Gostamos de trabalhar, de colocar o bandido na cadeia, mas está cada dia mais difícil. Pela falta de competência das altas patentes da polícia militar perdemos mais um colega. Está tudo errado. Não fazemos operação tartaruga atoa. Queremos chamar atenção para esta situação.
A gente dá nosso sangue todos os dias pela segurança da cidade, arrisca nossa vida, mas a PM não está olhando por nós. Quem vai lá na casa do Renato ( policial morto esta semana ) pra dizer pra mulher dele que ele não vai voltar mais e o porquê da morte dele? Pelo amor de Deus oficiais da PM acordem! Vocês precisam de curso de Direito pra entrar pro oficialato ? E agora então, este curso está servindo pra que ?
Ela vai mais longe: “ É necessário uma administração melhor, uma gestão melhor. O que é preciso é parar de devolver milhões disponível para a segurança enquanto a gente faz vaquinha nos quarteis pra levantar as viaturas para podermos trabalhar, porque não estão dando condições pra gente. Os pneus de nossa viatura estão todos carecas e não é porque está chovendo que vamos parar de prender bandidos não… “
Num outro relato, um policial revoltado com um comentário feito por um jornalista a respeito do trabalho da PM, diz: “Somos heróis anônimos desconhecidos. Heróis que muito em breve estarão novamente enfrentando todo o perigo por alguém, correndo o mesmo risco outra vez, inclusive por você senhor jornalista”…
Desesperançado ele afirma que “no final das contas, só nos resta mesmo os irmãos de farda e nossa própria família … mesmo que façamos o que parece impossível para resguardar a sociedade, que a todo tempo é manipulada hipocritamente pela mídia, tudo o que fizermos não será suficiente.
Ao final do relato o policial faz uma sugestão ao jornalista : Sua retratação senhor jornalista é o mínimo que podemos esperar. Sabemos que ao fim o senhor também espera alguma coisa de nós em relação à sua segurança, que ironia não! mas faça o seguinte, quando precisar da polícia, chame o Bial, a Glória Maria, o Faustão.”
Senhor governador, esta realidade não pode continuar: má gestão do orçamento para a segurança no DF; insegurança para a vida dos policiais militares; insegurança para a vida dos brasileiros e estrangeiros que vivem na capital do país.