Sindicato dos Comerciários recebe visita de Chico Vigilante

Na manhã desta quinta-feira (19), Chico Vigilante foi recebido pela diretoria colegiada do Sindicato dos Comerciários do Distrito Federal, que é filiado a CUT, Fetracom-DF e a Contracs – CUT.

Para Chico Vigilante, a reunião contou com uma discussão política muito enriquecedora. Em sua fala, o parlamentar fez uma breve retrospectiva sobre as lutas do movimento sindical e ainda apontou algumas importantes tarefas que o movimento sindical terá de enfrentar no próximo período.

“Hoje mesmo tendo alcançado avanços significativos para os trabalhadores o movimento sindical para decretar uma greve passa por algumas encruzilhadas: interdito proibitório (visa resguardar o direito de greve), ilegalidade do movimento, que pode gerar multas, individualismo e muita despolitização”, lembrou, Vigilante.

Já a secretária geral do Sindicato, Geralda Godinho classificou a reunião como muito positiva e falou sobre os desafios encontrados pela categoria. “temos a necessidade de se realizar um grande trabalho para conscientização e formação dos trabalhadores.

PLC 30 – O PL da terceirização também foi destaque do debate com os sindicalistas. Em tramitação no Senado, o projeto atinge diretamente os comerciários do DF, precarizando e acabando com importantes conquistas dos trabalhadores.

Chico Vigilante destaca que todas as categorias tem que ficar atentas sobre esse projeto. “Em tempos de retrocessos promovidos pela oposição no Congresso Nacional, a classe trabalhadora é a primeira a ser penalizada. Precisamos dialogar bastante com os trabalhadores sobre esse nefasto projeto”, defendeu, o líder do PT na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Sobre o Sindicato – Com 40 anos de lutas, o Sindicato dos Comerciários do DF é o legítimo representante dos trabalhadores do comércio varejista, de supermercados, concessionárias de veículos e outros estabelecimentos, como óticas e papelarias situados no Distrito Federal. Filiado a Central Única dos Trabalhadores, o Sindicato participa ativamente das lutas em defesa da classe trabalhadora, além de organizar o Sindicom trabalha pelas conquistas de melhores Convenções Coletivas de Trabalho.

Fonte: Assessoria Chico Vigilante
Foto: Reuza Durco / Assessoria

Assuntos Relacionados