Há anos, os moradores do setor Porto Rico, em Santa Maria, convivem com a falta de saneamento básico. De acordo com o deputado Chico Vigilante (PT) este problema está perto do fim. O presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), Maurício Luduvice, anunciou que, nesta quinta-feira (17), assinará a ordem de serviço para dar início às obras de saneamento do setor.
O deputado recebeu a notícia do próprio presidente da Caesb, que, no passado, assumiu o compromisso com o parlamentar em dar prosseguimento às obras de saneamento no setor. De acordo com Vigilante, a empresa de Minas Gerais que ganhou a licitação irá começar a obras assim que assinar o contrato.
A atuação do deputado foi fundamental neste processo. No governo passado, Vigilante realizou cinco audiências públicas com a comunidade local a fim de levar obras de infraestrutura para o setor. Em um dos encontros, o deputado reuniu de uma só vez, todos os órgãos do governo competentes para tratar da regularização de áreas irregulares a exemplo da Sedhab, Codhab, Terracap, CEB, Caesb, Ibram, Sedest, DFTrans e a Administração Regional de Santa Maria.
“Estou muito feliz com esta notícia. Acompanhei de perto a luta da comunidade, que há anos convivem com o descaso do poder público. É inadmissível que em plena Capital da República possa haver pessoas convivendo com o esgoto a céu aberto”, lembrou Vigilante.
A presidente da Associação dos Moradores do Setor, Terezinha da Silva Rocha, destacou que, desde 2008 a comunidade espera essa obra.
“Não aguentamos mais essa situação de esgoto a céu aberto, que prejudica principalmente as crianças”.
Para ela, a participação do deputado foi fundamental. “Por meio das audiências públicas que ele promoveu que conseguimos avançar em vários aspectos, inclusive o da regularização do setor”, avaliou.
A comunidade foi criada há aproximadamente 15 anos e abriga cerca de 20 mil pessoas.
Por Veronica Soares