Sessão Solene na CLDF, marca os 31 anos do Sinttel-DF

A tarde desta sexta-feira (4), foi marcada pelo reencontro de gerações de sindicalistas que defendem ou já defenderam os trabalhadores de telecomunicações do Distrito Federal e do Brasil. Bastante representantiva, a homenagem proposta pelo deputado Chico Vigilante, ao Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Distrito Federal (Sinttel-DF) lotou o plenário da CLDF.

Presidentes, ex-presidentes, diretores e ex-diretores tornaram a solenidade, não só um momento de homenagens, mas um marco na história do Sinttel-DF, pois o mesmo, sempre esteve a frentre das lutas sociais da capital federal e, hoje, foi homenageada na Casa do Povo.

Após a abertura dos trabalhos, um vídeo contando a história do Sindicato foi mostrado e seguido de um voz e violão especial, em que um diretor do Sinttel tocou a música “emoções”, conhecida nacionalmente na voz de Roberto Carlos.

Presença bastante festejada na solenidade, o fundador da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Telecomunicações (Fittel), José Jurandir Teixeira, registrou a contribuição do Sinttel-DF, na reconstrução do Sindicalismo brasileiro após a ditadura militar.

“Participamos de várias lutas. Lembro bem que o Chico Vigilante então presidente da CUT-DF, nos chamou a filiar a CUT. A partir daí, ajudamos na construção do Sinpro e do Sindicato dos Bancários ao lado de vários companheiros e companheiras”.

Vinda especialmente do Maranhão, a fundadora e presidenta do SINTTEL-DF, Claudina Catanhede, falou sobre o momento especial. Ela agradeceu a proposição de Chico e ressaltou a importância da atividade para os novos e antigos trabalhadores.

“Fui idealista. Eu queria contribuir para deixar alguma coisa que fosse perene como essa entidade”. Emocionada, a hoje aposentada, Claudina, agradeceu pela oportunidade de falar dos mais de 30 anos de luta em defesa da categoria.

Falando sobre um período de bastante dificuldade que a entidade enfrentou, a deputada federal Erika Kokay lembrou: “O Sinttel enfrentou com muita luta um periodo bastante dificil, na época de FHC, quando foi feito um verdadeiro desmonte nas estatais de telecomunicações”.

O presidente da CUT Brasília, Rodrigo Brito, aproveitou a solenidade para entregar uma placa especial feita pela CUT, onde reconhece a entidade de base, como fundamental para a construção da Central.

Representando a CUT Nacional, Jacy Afonso, que é secretário de organização da central, registrou alguns momentos em que ele como bancário e ex-presidente da CUT Brasília, passou com os companheiros do Sinttel.

Brigido Ramos, atual presidente do Sindicato, em seu discurso, falou sobre as conquistas da entidade e os combates contra aqueles que querem cessar direitos. Ramos também defendeu o fim dos monopolios midiaticos e a democractização dos meios comunicação.

Ele também relembrou que tanto os bancários como os professores, tiveram o forte apoio dos trabalhadores em telecomunicações para construir os seus sindicatos.

Após os registros feitos pelos ex-presidentes, algumas pessoas que contribuiram diretamente para a construção da combatividade do Sinttel, receberam placas de homenagem.

Autor da homenagem na CLDF, Chico Vigilante fez questão de ressaltar o trabalho que o Sinttel-DF realiza junto aos trabalhadores do DF.

“O Sinttel esteve desde o começo, na vanguarda das lutas dos trabalhadores. Lembro bem, quando após a ditadura, iniciamos o projeto de construção do campo CUTista em Brasília. Junto com companheiros de diversas categorias e com um espirito solidario formidavel, companheiros e companheiras, trabalhadores das telecomunicações, ajudaram a formar os Sindicatos dos Professores e o do Sinpro-DF”, lembrou.

O petista também avaliou o encontro. “Foi muito bonito ver homens e mulheres, jovens e grandes lutadores, nesta homenagem que foi do tamanho que o Sindicato merecia. Ver o plenário lotado é sinal que os mais de 30 anos do Sindicato, com toda certeza, irão se transformar em mais 40, 50 e 60… de muita luta e conquistas”, finalizou Chico Vigilante.

Por Marcos Paulo Lima/ Assessoria

Assuntos Relacionados