Servidores do GDF protestam contra calotes do GDF e PLP 257

Chico Vigilante | CHICO VIGILANTE, CORAGEM E DETERMINAÇÃOServidores do GDF protestam contra calotes do GDF e PLP 257

Convocados pelo Sindicato dos Servidores do DF (Sindser-DF), centenas de trabalhadores ocuparam a Praça do Buriti, em frente a sede do executivo distrital para protestar contra os calotes promovidos pelo GDF e mostrar o total repúdio a articulação do governador pela aprovação do PLP 257/2016, que está em tramitação no Congresso Nacional.De acordo com o presidente do Sindser-DF, André Conceição, o GDF não está cumprindo o calendário de reuniões definido no ano passado para resolver as pendências. “Estamos aqui para exigir que o governo cumpra os compromissos com as categorias aqui presentes. Queremos discutir as questões pendentes”, exigiu.

Os servidores também denunciaram o descaso com que algumas categorias estão sendo tratadas, a exemplo dos trabalhadores do DF Trans. “Estamos fazendo das tripas coração para prestar um bom serviço aos usuários. Enquanto isso, Rollemberg passeia em Portugal com seguranças pagos com o nosso dinheiro”, explicou, Peterson Silva, servidor do DF Trans.

Presente à atividade, o deputado Chico Vigilante (PT-DF), destacou. “É lamentável que os servidores tenham que protestar para que o governador cumpra a lei”. Vigilante também frisou que os servidores deveriam ser prioridade. Afinal, dinheiro em caixa tem. “No dia de ontem (6), o GDF tinha mais de R$ 2 bilhões de reais em caixa”, complementou.

PLP 257 – Os trabalhadores repudiaram as articulações pela aprovação do projeto que, entre outras ações, congela salários e causa demissões de servidores. Em seu discurso, o parlamentar afirmou que se for aprovado, os servidores podem ficar 10 anos sem receber reajustes. “Dez anos sem reajustes é uma desgraça. Vamos exigir a retirada imediata deste projeto que liquida principalmente, os servidores do DF”, finalizou.

07-04 plp 02

Chico Vigilante | CHICO VIGILANTE, CORAGEM E DETERMINAÇÃOServidores do GDF protestam contra calotes do GDF e PLP 257

Já a bancária, Danielle Cardoso, registrou que é importante que todas as categorias se unam. “O que está em jogo são as nossas conquistas e direitos. Precisamos unir todas as categorias e pressionar o Congresso Nacional para que esse projeto seja arquivado imediatamente”, defendeu.

Entenda o PLP 257 – A proposta foi apresentada à presidenta Dilma Rousseff por governadores endividados que estão no limite da LRF, a exemplo de Rodrigo Rollemberg (PSB). As propostas que retiram direitos e conquistas coloca os servidores como moeda de troca para a renegociação das dividas dos estados e municípios.

A proposta já está em tramitação na Câmara Federal e está sendo relatada pelo deputado Esperidião Amin (PP-SC).

Por Marcos Paulo Lima
Foto: Weberton Pereira