Pesquisar
Close this search box.
52532448019_2c17a951f9_c

“Regiões Administrativas precisam de estrutura e administradores eleitos pelo povo”, diz deputado

 

O deputado distrital Chico Vigilante (PT) votou favorável aos dois projetos para criação das regiões administrativas de Água Quente e Arapoanga, aprovados hoje pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e que seguiram para sanção por parte do governador. Mas o parlamentar chamou a atenção para a importância destas regiões administrativas serem bem estruturadas e de serem votadas outras matérias referentes às  RAs na Casa. “Quero repetir aqui as mesmas palavras que proferi durante a votação da criação das RAs de Por do Sol e de Sol Nascente. Não basta criar essas administrações. É preciso dar estrutura para esses órgãos, com máquinas e funcionários a altura da prestação de serviços que a população precisa”, afirmou.

Chico Vigilante lembrou que além disso, as  Administrações Regionais do DF como um todo não podem continuar sendo o que ele definiu como “uma pequena capitania de deputados”, uma vez que os administradores são, até hoje, nomeados pelo governador. “É preciso que a população seja ouvida na escolha dos administradores. Esta Casa precisa ter a coragem de votar projeto para que passe a ser instituída eleição para administradores destas áreas. Já existe uma decisão judicial neste sentido que precisa ser cumprida aqui no DF. A população desses locais precisa, merece e tem o direito de ser ouvida”, enfatizou Vigilante.

O Setor Habitacional Água Quente (SHAQ) localiza-se às margens da rodovia DF 280, em parte na Região Administrativa do Recanto das Emas e em parte na Região Administrativa de Samambaia, fazendo divisa à oeste com a cidade de Santo Antônio do Descoberto (GO).  A Água Quente soma uma área de 578,874 hectares (ha) e população estimada em 30 mil habitantes. Seu surgimento ocorreu a partir da expansão de núcleos rurais na década de 1990. Dentro da nova RA está definida a Área de Regularização de Interesse Social (ARIS) Água Quente, com um total de 208,307 ha.

Já a Região Administrativa de Arapoanga será desmembrada de Planaltina, cuja administração regional vai ceder ou transferir parcela do acervo patrimonial, assim como, dará todo o apoio operacional necessário. Vale registrar que a proposta mantém os sítios de características culturais, históricas e religiosas, tais como a Pedra Fundamental, o morro da Capelinha e o Vale do Amanhecer na RA de Planaltina, evitando eventual descaracterização da cidade histórica.

Araponga está localiza na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio São Bartolomeu com limites ao norte pelo córrego Atoleiro e a cidade de Planaltina, ao sul pela DF-230 e pelo Setor Habitacional Aprodarmas, a leste pelo Núcleo Rural Atoleiro e pelas áreas isoladas Mestre D’Armas, e a oeste pelo ribeirão Mestre D’Armas. A região corresponde à ocupada por vários condomínios em processo de regularização dentro da poligonal do Setor Habitacional Arapoanga. O local surgiu com a expansão urbana e desordenada de Planaltina. Chico Vigilante pediu aos colegas parlamentares para que a CLDF assuma o compromisso de rever a área dessa poligonal.

 

Acompanhe as redes do mandato mais atuante do DF:
facebook.com/chicovigilanteoficial
Instagram.com/chicovigilanteoficial
Twitter.com/Chico_vigilante

 

Mais Notícias