Rádio Nacional FM completa 40 anos divulgando a cultura brasileira

“Um país sem memória e sem cultura é um país sem futuro”. A frase ditou o ritmo da sessão solene em homenagem aos 40 anos da Rádio Nacional FM de Brasília, realizada na noite da segunda-feira (15).

Proposta pelo deputado distrital Chico Vigilante (PT), a homenagem reuniu jornalistas, a direção da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), locutores e ouvintes da rádio que há quatro décadas transmite o melhor da música popular brasileira, além de ser uma importante fonte de informação para o DF e entorno.

O deputado Chico Vigilante chegou em Brasília um ano após a inauguração da rádio e, desde então, é um ouvinte fiel da Nacional DF. O parlamentar destacou a importância do veículo para divulgar a cultura brasileira.

Segundo o parlamentar, a rádio foi uma importante aliada nos tempos em que ele começou a divulgar as mobilizações da categoria dos vigilantes no movimento sindical.

Para o presidente da EBC, Ricardo Melo, a instantaneidade da rádio é a sua principal característica. Ele também reforçou a importância da rádio na divulgação da Música Popular Brasileira.

Para a jornalista e produtora cultural, Jaqueline Dias, a noite de homenagem é um momento de  pensar na relevância estratégica da emissora para a comunicação pública. “Neste momento em que se redefinem políticas e novos caminhos para o Brasil, cabe ressaltar a importância da Nacional DF e de toda rede da EBC como ferramentas estratégicas de comunicação”, frisou.

Já o jornalista Valter Lima, gerente executivo de programação de Rádio da EBC, lembrou que os funcionários da rádio (técnicos, locutores, produtores, jornalista) tiveram papel de destaque para manter a tradição e o padrão de qualidade da Nacional.

Lima lembrou que a rádio saiu à frente quando, em 1994, foi a única a transmitir a sessão ordinária de inauguração da própria Câmara Legislativa, ao vivo. Ele lembrou ainda que o principal diferencial da Nacional é o fato de ser a “única emissora acatar as críticas dos ouvintes”.

A deputada federal Érika Kokay (PT) lembrou que a Rádio foi fundamental para construir a identidade da cidade. “O que faz um país são as nossas identidades culturais, e a Rádio Nacional expressa essa condição de ser regionais e universais ao mesmo tempo”.

Saiba mais: A Nacional foi a primeira emissora FM de Brasília ao entrar no ar em 1976. Os destaques de sua programação são o melhor da música popular brasileira (MPB) e a informação de qualidade. A rádio pode ser sintonizada em todo o DF e entorno. Como não poderia deixar de ser, toda a sessão foi transmitida ao vivo na própria Rádio Nacional.