Pesquisar
Close this search box.

Parlamentares e população de Ceilândia destacam memória da produtora Nina Velez

 

A memória e o trabalho da produtora e ativista cultural e de meio ambiente Luciene dos Santos Velez – conhecida como Nina, falecida de forma precoce há poucos meses – foi destacada esta noite (7) durante sessão solene da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizada em Ceilândia. A audiência, realizada por iniciativa dos deputados distritais Chico Vigilante (PT) e Arlete Sampaio (PT) foi convocada com o objetivo de recolher assinaturas e discutir o projeto de lei que propõe a transformação do atual Centro Cultural e Desportivo da Ceilândia em Centro Cultural e Desportivo Luciene dos Santos Velez.

Num evento emocionado, que contou com a presença de dezenas de pessoas, a deputada Arlete Sampaio afirmou que a homenagem é mais do que justa porque Nina, além de sempre ter sido uma pessoa muito atuante no movimento cultural da cidade, trabalhava para estimular a cultura no Distrito Federal como um todo. E, além da luta pela construção do Centro Cultural, que está inconcluso, ela deu início a um novo movimento, para retomada da obra. “Ela sempre foi ativa, participativa, engajada. Sua ausência nos faz muita falta e sua memória nos inspira”, destacou a parlamentar.

O deputado Chico Vigilante chamou a atenção para a importância de Nina na cidade de Ceilândia. Vigilante contou que além da construção do centro propriamente, ele participou de reuniões com ela na Novacap para desenvolvimento do projeto que levaria ao Centro e afirmou que além da mudança do nome para homenageá-la, ele assume o compromisso também de destinar emendas parlamentares no orçamento do DF para a conclusão da obra que tanto foi pleiteada pela produtora. “Em todos os cantos, onde há cultura, onde há sonoridade, onde há integração, onde há sororidade e afetividade, estará sempre presente a Nina”, disse também a deputada federal Erika Kokay (PT-DF). “Sempre que lembrarmos a cultura popular, nos lembraremos de Nina. Nina é encantada e sempre estará em cada um de nós”, acrescentou ela.

A audiência pública foi realizada num clima de muita emoção e contou com várias participações de representantes da cidade, como o chefe de gabinete da Administração Regional de Ceilândia, Marcondes Bezerra; a presidente do Conselho de Cultura de Ceilândia, Mônica Santos; o companheiro da homenageada, Antonio Vaz; a representante do Movimento Retornar, Nanci Araújo e outros parlamentares, como o deputado distrital Reginaldo Veras (PV) e os deputados distritais eleitos Max Nunes (Psol) e Gabriel Máximo (PT). Foi concluída com mais uma homenagem a Nina, por meio de apresentação do grupo artístico Fuzuê Candango.

Acompanhe as redes do mandato mais atuante do DF:
facebook.com/chicovigilanteoficial
Instagram.com/chicovigilanteoficial
Twitter.com/Chico_vigilante