Nas Olimpíadas diga não ao golpe

A população brasileira presente aos jogos Olímpicos está dando seu recado.

Usam de bravura e criatividade para dizer, dentro ou fora dos estádios, com cartazes, nas roupas, ou no próprio corpo, um belo Não ao Golpe de Temer, Cunha e seus 200 ladrões.

Não se intimidavam diante das arbitrariedades da polícia, instruída para reprimir como nos tempos da ditadura militar e impedir qualquer manifestação por mais pacífica que seja de Fora Temer.

De nada adianta. A mídia do mundo inteiro presente ao evento mostra que o brasileiro não abaixa a cabeça diante dessa nova onda de repressão que assola o país no governo interino do golpista Michel Temer.

A Justiça brasileira, no entanto, não é feita só de Moros e Gilmares com foco na defesa dos interesses do golpe jurídico, parlamentar, midiático.

Nesta segunda-feira (15/8), a Justiça Federal negou recurso ao Comitê Rio 2016 e manteve a decisão de liberação dos protestos políticos nas arenas esportivas.

Parabéns ao autor da decisão em defesa da democracia, o desembargador federal, Marcello Granado, presidente da 5ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da Segunda Região (TRF2).

O desembargador negou pedido do Comitê Rio 2016, que pretendia cassar a liminar que assegura o direito a manifestações públicas de cunho político nos locais de competição.

Parabéns ao Ministério Público Federal que agiu em defesa da liberdade de expressão dos brasileiros e brasileiras e ajuizou ação civil pública contra a União, o estado do Rio de Janeiro e o comitê Olímpico.

Na ação, o MPF informou que torcedores estariam sendo obrigados a retirar e guardar camisetas e cartazes com mensagens políticas, chegando, em alguns casos, a haver a expulsão dos manifestantes dos estádios.

Na decisão, Marcello Granado destacou que a própria Lei 13.284/2016, que trata dos Jogos Olímpicos, ressalva “o direito constitucional ao livre exercício de manifestação e à plena liberdade de expressão em defesa da dignidade da pessoa humana”.

Por mais que existam representantes da Justiça no Brasil, traidores da Pátria que apoiam e dão sustentação ao golpe, sua maioria, quero crer, ainda são de homens dignos, éticos, conhecedores e respeitadores da Constituição e das leis no país.

Os torcedores saem ganhando e até o fim das Olimpíadas, dia 21/8, todos têm garantido o direito a realizar manifestações pacíficas.

Aos olhos do mundo, pelo menos desta vez e neste aspecto, sai ganhando a verdadeira Justiça, o povo brasileiro e as liberdades democráticas.

Chico Vigilante

Deputado distrital do PT