Pesquisar
Close this search box.

“Muitas perguntas precisam ser respondidas sobre os atentados de ontem”, diz Vigilante

O deputado distrital Chico Vigilante (PT) afirmou hoje (9) que muitas perguntas precisam ser respondidas em relação aos ataques de manifestantes ontem em Brasília, que resultaram na depredação dos prédios do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto. O parlamentar destacou a gravidade de tudo observado no Distrito Federal, “que aconteceu por pura omissão das autoridades, especialmente por parte do governador Ibaneis Rocha”, enfatizou.

O parlamentar questionou: “A secretaria de Segurança Pública do DF tem um serviço de inteligência muito bom para acompanhar sindicalistas e investigar movimentos sociais. A Polícia Militar do DF (PMDF) também tem um serviço de inteligência muito bom, ao lado da Polícia Civil. E onde estavam essas inteligências?”. Segundo ele, “os criminosos bolsonaristas ficaram nas redes sociais todo o tempo dizendo que iriam fazer exatamente o que fizeram. Agora precisamos saber quem deu autorização para eles adentrarem a Esplanada dos Ministérios e irem para a Praça dos Três Poderes, porque o acesso à área só é liberado para atos realizados de maneira desarmada e pacífica”.

“Quem comunicou as autoridades? Houve autorização para esses manifestantes? Outra pergunta que tenho: se está em todas as redes sociais que iriam invadir o Congresso, o STF e o Palácio do Planalto, por que não colocaram uma barreira e a tropa de choque em frente à Catedral de Brasília para proibir a entrada dessas pessoas na Esplanada? Por que o secretário de Segurança Pública do DF (agora exonerado), Anderson Torres, que dissemos ao governador que não seria bom ser nomeado, não agiu de imediato? Onde estava ele no momento dos atos?”.

Crise anunciada – Vigilante lembrou que a crise instalada hoje no país foi uma crise anunciada. “Agora eu pergunto quem é que vai pagar a restauração do STF, do Palácio do Planalto e do Congresso. Claro que seremos nós, os contribuintes brasileiros que vamos pagar tudo o que foi depredado por esses bandidos”, enfatizou.

O deputado frisou que quer saber, principalmente, quem financiou a vida dos manifestantes em ônibus de luxo até Brasília. É preciso que a PF investigue e o STF determine a prisão de todos. Eu até acho que o diretor-geral da Polícia Civil do DF deveria também fazer a apreensão dos ônibus, para descobrir todos os terroristas que foram transportados para cá e seus financiadores. O pedido de desculpas do governador Ibaneis Rocha não resolve nada”, disse.

Para o parlamentar, o Congresso deve voltar a trabalhar emergencialmente e discutir a abertura de uma CPI para investigar todo esse processo. “Quem ganhou a eleição foi empossado no dia 1º de janeiro de 2023 e não esses bandidos arruaceiros. Quem se omitiu e quem foi conivente com esses atos tem que ser efetivamente punido”, destacou o deputado.

 

Acompanhe as redes do mandato mais atuante do DF:

facebook.com/chicovigilanteoficial
Instagram.com/chicovigilanteoficial
Twitter.com/Chico_vigilante