Pesquisar
Close this search box.

Marcha das Flores denuncia violência contra mulher

O estupro de uma jovem de 16 anos, no Rio de Janeiro, por cerca de 30 homens levantou um intenso debate nas ruas e nas redes contra o machismo e o feminicídio. Indignadas com o ocorrido, coletivos feministas de Brasília convocaram pelas  a “Marcha das Flores” para este domingo (29), às 10h, no Museu da República.

Segundo as organizadoras da atividade, o objetivo é cobrar das autoridades justiça contra os agressores da jovem. A luta contra o machismo e o feminicídio também está na pauta do evento.

De acordo com Keka Bágno, uma das organizadoras da marcha, é importante chamar a atenção da sociedade para o machismo e a opressão, principalmente contra as mulheres negras e da periferia. “Não podemos deixar casos como esse na impunidade. Queremos justiça”, sentenciou.

Bágno também defendeu que o melhor caminho contra o machismo e o feminicídio é a denúncia. “É muito importante rompermos o silêncio e denunciar”, finalizou.

O deputado Chico Vigilante classificou o caso da jovem carioca como uma verdadeira barbaridade cometida por covardes.

“Todo tipo de violência e agressão contra as mulheres devem sim, ser caso de polícia. A Lei Maria da Penha está aí para colocar homens como esses na cadeia, que é o lugar deles”, afirmou o parlamentar.

A Marcha também chamará atenção para um preocupante dado do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). De acordo com um estudo feito pela organização, a cada 11 minutos uma mulher é estuprada no Brasil.

O estudo também aponta que no ano de 2014, 47,6 mil mulheres foram estupradas.

Redes Sociais

No Twitter, por exemplo, a hashtag #EstuproNãoÉCulpaDaVítima figurou entre os assuntos mais comentados do mundo. Já no Facebook, milhares de pessoas colocaram o adesivo “Sou Contra a Cultura do Estupro” em seus avatares. Vale lembrar, que se você viu, presenciou ou sabe de algum caso de violência contra a mulher, denuncie ligando 180.

Serviço: 

Marcha das Flores

Neste domingo (29), às 10h, no Museu da República.

Informações: https://www.facebook.com/events/1058902644194293/