Maior festa popular do centro-oeste recebe homenagem da Câmara Legislativa

Foi em clima de forró que a Câmara Legislativa homenageou os 10 anos do “Maior São João do Cerrado” na noite desta terça-feira (02). A- festa da cultura nordestina é realizada tradicionalmente no mês de agosto, em Ceilândia.

O deputado distrital Chico Vigilante (PT), um dos proponentes da homenagem, destacou a importância da festa para cidade considerada a mais nordestina do Distrito Federal, e aproveitou a oportunidade para cobrar do Governo do DF mais incentivo para o setor.

“Não estamos unidos aqui só para fazer esta justa homenagem, estamos unidos também para lutar pela sobrevivência desse seguimento cultural tão importante que divulga as coisas do sertão, do nordeste brasileiro”, completou.

Vigilante lembrou que a festa movimenta uma verdadeira cadeia produtiva no DF, mas por falta de incentivos como o do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), muitos trabalhadores que sobrevivem do seguimento cultural são prejudicados. “Violeiros e sanfoneiros estão sem trabalhar por falta de investimento, de corte na cultura”, disse.

13901607_1155768307815955_898853214_oEmocionada, a idealizadora da festa, Edilane Oliveira, relembrou a história de luta e perseverança que ela e os colaboradores travaram para realizar a festa nestes 10 anos.

Ela contou que a organização ainda não tem recursos garantidos para realizar a festa deste ano, que está programada para acontecer no final deste mês.

“Neste ano, 16 deputados destinaram emendas parlamentares para a realização da festa, mas a secretaria de Cultura disse que não vai liberar os recursos. As dificuldades são superadas ano após ano com empenho dos apoiadores e trabalhares do seguimento cultural, que não se rendem às dificuldades”, enfatizou.

Vigilante prometeu se reunir a outros parlamentares para dialogar com o GDF e garantir os recursos necessários para fortalecer a festa.

Já que a Secretaria de Cultura não dá conta de liberar os recursos das emendas, vamos sugerir ao governador que passe para outra secretaria e garanta o apoio a esta manifestação popular, afirmou.

Os deputados presentes na homenagem também irão procurar o GDF para que a praça em frente a Administração Regional de Ceilândia se transforme na praça das quadrilhas, demanda antiga das quadrilhas juninas do DF, que sofrem sem espaço para realizar seus ensaios e apresentações.

No final da homenagem, o protocolo foi quebrado e o plenário da CLDF foi tomado por cerca de 50 integrantes de diversas quadrilhas do DF e celebraram os 10 anos do Maior São João do Cerrado ao som das música “Asa Branca”.

Sobre o evento

Mesmo com todos os problemas enfrentados, o Maior São João do Cerrado tem hora e local para acontecer. O evento será realizado nos dias 25, 26, 27 e 28 de agosto, todas as noites, no estádio Abadião, em Ceilândia.

Entre as atrações confirmadas, estão o Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Os Gonzagas, Gabriel Diniz, Quinteto Violado, além do forrozeiro pernambucano Jorge de Altinho e o multiartista Chambinho, que fez o filme em homenagem ao rei do baião, Luiz Gonzaga.