O jornal “O Estado de S. Paulo” noticia que a idade mínima de aposentadoria poderá ser superior aos 65 anos de idade. A nova idade mínima consta da proposta da reforma da Previdência entregue a Michel Temer. O texto prevê uma fórmula de ampliação gradual e automática da idade mínima de acordo com o aumento da expectativa de vida da população após a aposentadoria.
O deputado distrital Chico Vigilante (PT) avalia que a criação desta fórmula vai garantir ao governo a possibilidade de ampliar a idade mínima de maneira automática sem necessidade de votação na Câmara e Senado.
“É uma situação gravíssima. Estão criando um gatilho da velhice, na qual não necessitarão mais do Congresso Nacional para modificar as regras da Previdência”, analisa o distrital.
Para o parlamentar, o governo Temer enfrentará muito desgaste com a proposta e já prepara uma estratégia para apresentá-la. “Eles temem tanto o desgaste que só enviarão esta proposta após as eleições, no mês de novembro”, avisa.
Vigilante apela às entidades representativas a se mobilizarem contra o prosseguimento da proposta de reforma da Previdência. “É fundamental que os sindicatos e os trabalhadores acordem para esta realidade e passem a combater esse que será o mais duro golpe na classe trabalhadora do país”, dispara.