O Governo Federal suspendeu a renovação dos convênios com as drogarias que prestam o programa “Aqui Tem Farmácia Popular”. O programa beneficia cerca de 9 milhões de brasileiros por mês com uma lista 25 medicamentos gratuitos ou com 90% de desconto.
Desde maio, quando ocorreu o afastamento da Presidenta Dilma Rousseff, as farmácias conveniadas procuram o governo para a renovação dos contratos. De acordo com o Ministério da Saúde, as renovações não estão autorizadas e ficam suspensas até que sejam resolvidas pendências com a Caixa Econômica Federal.
Para o deputado distrital Chico Vigilante (PT), a suspensão do programa é mais uma prova de que o golpe parlamentar/midiático aconteceu para retirar direitos do povo brasileiro.
“É um programa que deu certo, com um alcance social fantástico e que agora está suspenso por esses golpistas. É um dos programas sociais de maior alcance, com efeitos na saúde preventiva, evitando que milhares de pessoas venham a ocupar um leito hospitalar”, afirma o parlamentar.
Em 2016, o programa completou dez anos. De acordo com o Ministério da Saúde, o programa ajudou 36 milhões de brasileiros, cerca de 20% da população brasileira.
O programa está presente em 80% dos municípios com uma rede de quase 35 mil farmácias conveniadas. Os remédios mais procurados são para tratamento de hipertensão e diabetes.