O presidente da CPI que investiga os atos de depredação da sede dos três Poderes em Brasília, que está em curso na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado Chico Vigilante (PT), afirmou, após o depoimento do ex-secretário de Segurança Pública. que está mais do que clara a participação do Comando do Exército no Planalto no apoio ao manifestantes. O acampamento ficou instalado por mais de 90 dias meses em Brasília “e isso teve consequência direta na manifestação do dia 8 de janeiro”, frisou.
A comissão já aprovou convites para o ex-ministro da Defesa e que cuidava do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, o general da reserva Augusto Heleno, e para o ex-comandante do Exército no Planalto, general Gustavo Dutra de Menezes, deporem na CLDF. Vigilante, porém, solicitou um parecer jurídico junto à procuradoria da Casa para saber se é possível a ida deles não como meros convidados, mas como convocados – pelo fato de se tratar de uma CPI distrital.
Interferência política – “Se isso for possível, vamos transformar de imediato os convites em convocações” e aprovar requerimentos chamando outros militares”, deixou claro. O parlamentar também disse que pode vir a chamar outra vez para depor na CPI o ex-comandante da Polícia Militar do DF Jorge Eduardo Naime – uma vez que ele mencionou, na sua oitiva, ter havido interferência política no comando da corporação, o que não foi explicado até hoje pelos outros depoentes.
Chico Vigilante destacou que não se incomoda com o fato da defesa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres se manifestar dizendo que não vai depor na CPI porque a comissão continuará insistindo e aprovando novos requerimentos o convocando. “A alegação de que o ex-ministro já tinha falado tudo a respeito nos depoimentos que deu à Polícia Federal e aos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não procede. Temos questionamentos diferentes a serem feitos e vamos insistir nisso até o final”, ressaltou. A CPI, segundo o deputado, também está dando início às convocações de empresários acusados de terem financiados as manifestações.
Acompanhe as redes do mandato mais atuante do DF:
facebook.com/chicovigilanteoficial
Instagram.com/chicovigilanteoficial
Twitter.com/Chico_vigilante