Dica Cultural: América Latina é tema de evento na Vila Planalto

Com o objetivo debater a cultura latina de forma dinâmica e inclusiva, organizações sindicais e culturais, com o apoio da CUT Brasília, realizarão no dia 18 a Terça Latino Americana. O evento, que mistura informes políticos, comidas e bebidas típicas, música, artesanato, poesia e dança será realizado na Vila Planalto (Ilha Lake Bar, em Frente à Igreja histórica), a partir das 18h.

“Nossa intenção é inserir na sociedade o debate de temas importantes como direitos humanos, direito dos jovens, ativismo político e várias outras questões, através de uma linguagem diferenciada, principalmente por meio da cultura. Para isso, estamos inovando também nas formas de organização, com a parceria entre sindicatos e coletivos culturais”, afirma o integrante do Coletivo Cultural Vilada, Zeca Peixoto.

Nesta primeira edição, a atração principal será a cantora, poeta e revolucionária venezuelana Damelis Castillo. A artista tem como fonte de inspiração as tradicionais literaturas do continente latino, a identidade dos povos e comunidades tradicionais defensores das florestas e das águas, flora e fauna da América Latina.

Para o secretário geral da CUT Brasília, Rodrigo Rodrigues, atividades culturais são uma das principais ferramentas para promover a renovação sindical e a apropriação deste espaço pela sociedade.

“Sempre falamos que o meio sindical está envelhecido, que precisa atingir, de maneira mais direta, a sociedade. E é através de eventos como o Terça Latino Americana que podemos atingir a população, de maneira divertida e interessante, ao mesmo tempo em que pautamos um debate político-social de essencial importância”, avalia o dirigente CUTista.

O Terça Latino Americana é organizado pela Central de Movimentos Populares – CMP, CDR – Internacionalista, Coletivo Vilada e Frente Cultural Nossamérica.

Fonte: CUT BRASÍLIA