Dia Nacional da Educação contra o Zica Vírus

A mobilização de combate ao mosquito aedes aegypit ganhou reforço especial na manhã desta sexta-feira (19). Como parte da mobilização do Dia Nacional da Educação contra o Zica Vírus, dezenas de alunos Instituto Federal de Brasília (IFB), em Samambaia (DF), foram escalados para ajudar na eliminação dos criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

A convocação foi feita pelo ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Valdir Simão, que destacou a importância da conscientização dos jovens no combate aos focos do inseto em suas residências e vizinhança. “É importante a atuação dos jovens nesta batalha, pois eles levam a ideia de manter o ambiente limpo para os seus pais e familiares. Somente com a união de todos, vamos conseguir enfrentar e certamente diminuir a população do mosquito”, colocou o Ministro.

Durante a visita, Waldir Simão percorreu com os alunos a dependência da escola e encontrou diversos possíveis criadouros do mosquito, como uma caixa que acumula água da chuva e garrafa pets jogadas no pátio. Nem as bromélias escaparam da inspeção do ministro e do exercício.

O deputado Chico Vigilante também participou do evento. “Para a agenda de conscientização da juventude do Governo Federal é uma iniciativa válida, devido o momento crítico que o Brasil enfrenta”, ressaltou.

“É necessário uma mobilização de todos. Se cada um de nós fizer o trabalho e mantiver o nosso ambiente limpo, vamos vencer essa batalha”, lembrou Chico.

O estudante João Pedro, 14 anos, disse que, em se tratando de ações de combate ao mosquito da dengue, faz o dever de casa semanalmente. Segundo ele, toda a família está engajada no trabalho para manter a casa livre dos criadouros.  “Acho muito importante que o governo venha falar conosco sobre a nossa importância para ajudar a combater o mosquito. Os adolescentes se comunicam muito via rede sociais, fica bem mais fácil para nós disseminarmos a ideia de combate ao mosquito”, disse.

A iniciativa integra o esforço permanente do Governo Federal, em parceria com os estados e municípios, no enfrentamento do vetor e na conscientização da população.

 

Por Veronica Soarez