Pesquisar
Close this search box.

Deputado homenageia Zumbi dos Palmares e pede “igualdade entre negros e brancos”

O deputado distrital Chico Vigilante (PT) aproveitou o Dia da Consciência Negra, comemorado neste domingo (20), para homenagear todos os negros do país e pedir por mais políticas públicas que levem a igualdade racial, menos racismo e menos homofobia. Vigilante destacou que a data, 20 de novembro, é importante por marcar a história dos negros mártires que lutaram para libertar o Brasil da escravidão.

“Refiro-me a Zumbi dos Palmares, que foi morto em 1695, nesta data. Ele tinha liderado o quilombo de Palmares por 15 anos, que era uma espécie de república, hoje pertencente ao estado de Alagoas. Zumbi resistiu bravamente, usava métodos de guerrilha e tinha um povo muito unido, motivo pelo qual o quilombo existiu por tanto tempo”, ressaltou.

“Enquanto pessoa negra, quero homenagear Zumbi por tudo o que ele representou na luta pela liberdade dos negros nesse país e pela igualdade racial. É um absurdo constatarmos que passado tanto tempo ainda temos racismo no Brasil. O racismo é crime, mas os criminosos racistas continuam atacando as pessoas. Portanto fica aqui minha homenagem”, acrescentou ele.

De acordo com o deputado, ”a luta contra o racismo não pode cessar, tem de ser permanente”. “Esse dia precisa ser de tomada de consciência entre brancos e negros. Não é a cor da nossa pele que pode separar as pessoas. Negros e negras, brancos e brancos, nós brasileiros precisamos nos unir por um país diferente. Um país com igualdade racial, sem homofobia, sem racismo e sem violência”, enfatizou o distrital.

 

Veja, abaixo, o vídeo com a fala completa de Chico Vigilante:

https://www.facebook.com/chicovigilanteoficial/videos/1511335549314500

 

 

Acompanhe as redes do mandato mais atuante do DF:

facebook.com/chicovigilanteoficial
Instagram.com/chicovigilanteoficial
Twitter.com/Chico_vigilante