Deputado Chico Vigilante leva técnicos do GDF para ver de perto problemas em Sol Nascente

Foi bastante produtiva a reunião que o deputado distrital Chico Vigilante (PT) realizou este sábado (11) com famílias diversas (principalmente mães de família) do sítio Fazendinha, no Sol Nascente, que enfrentam dificuldades em relação ao transporte público para os alunos chegarem à escola. Muitas crianças – cerca de 100 meninos e meninas – conforme relato das mães que lá residem, precisam caminhar até cerca de 2 quilômetros para chegar até a escola mais próxima. E isso tendo de enfrentar barro nas alturas e questões como enxurrada ou o sol esturricante.

Conforme foi relatado, mães e crianças têm adoecido por causa disso e, inclusive, muitos alunos estão sem querer frequentar as aulas, diante de tamanha dificuldade. Depois de uma reunião com representantes da comunidade, o deputado Chico Vigilante recebeu de uma das mães, Andreia Lopes Mello, o levantamento completo sobre a necessidade de transporte para os alunos da Chácara 84 do Sol Nascente e programou o encontro.

O distrital conversou a respeito com o secretário executivo da secretaria de Educação do Distrito Federal, Isaías Aparecido, que enviou técnicos representando a pasta para participar da reunião, dentre eles o coordenador do Transporte Escolar da Secretaria de Educação, Nivaldo  Vieira Felix. “Trouxemos eles aqui porque é importante ver de perto a realidade das famílias e a necessidade efetiva desse transporte para levar as crianças à escola. Esperamos conseguir uma solução definitiva para vocês em breve”, destacou Vigilante.

Dificuldade imensa – Andreia Mello, que realizou o levantamento, contou que o problema virou um sofrimento grande para muitas famílias e que, inclusive, há crianças deficientes e mães com problema de saúde que não aguentam mais levar os alunos a pé até a escola mais próxima. “Nossa briga é pelo direito delas, as crianças, pois educação é um direito que eles têm. Precisamos de medidas urgentes”, enfatizou.

Chico Vigilante também destacou que caminhar 2 a 3 quilômetros a pé na área equivale a caminhar 9 quilômetros no asfalto, o que torna a vida dos moradores muito difícil.  Nivaldo Felix disse que está sendo concluída uma portaria que vai regulamentar o transporte escolar do Distrito Federal, mudando várias das atuais regras para remanejar percursos e alterar a quantidade de ônibus para algumas áreas. Ele também se comprometeu de, na segunda-feira (13) levar para o grupo responsável por esse trabalho um relato da situação do Sol Nascente para avaliarem o que pode ser adaptado na portaria, de forma a resolver essa demanda dos moradores.

“A portaria está sendo elaborada para que possamos contemplar de forma geral a população, não é uma questão de preciosismo, mas de necessidade da população. Também estamos vendo formas de estabilizar as estradas em áreas rurais. Sabemos da dificuldade de muitas famílias e foi muito bom vir aqui para ver de perto o problema de vocês”, afirmou o coordenador, ao acrescentar que a secretaria adotará providências para resolver o problema.

 

 

Acompanhe as redes do mandato mais atuante do DF:
facebook.com/chicovigilanteoficial
Instagram.com/chicovigilanteoficial
Twitter.com/Chico_vigilante