Pesquisar
Close this search box.

Crise do transporte público do DF exige providências imediatas, alerta deputado

O deputado distrital Chico Vigilante (PT) anunciou hoje (28) que realizará no próximo dia 16 de março uma comissão geral na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), para discutir a situação do transporte público do Distrito Federal e Entorno, que considera “muito séria”.  “Vivo aqui falando de uma crise grave que agride o DF que é o sistema de transporte público de passageiros e que tende a piorar. A empresa São José, que possui 600 ônibus, não cumpriu o contrato assinado com a Secretaria de Transporte e Mobilidade e estava prevista para deixar de operar em dezembro passado. A secretaria prorrogou por 6 meses o contrato, que termina agora em junho. Vejam só, são 600 ônibus que serão substituídos. Portanto, a situação é séria e exige providências imediatas”, explicou o parlamentar.

Vigilante ressaltou que, a comissão geral terá a participação dos  cinco representantes de cada uma das empresas de ônibus que operam no DF, o secretário de Transportes e Mobilidade do DF Valter Casimiro, bem como representantes dos sindicatos dos Rodoviários, João Osório, e do sindicato dos trabalhadores do setor de Transporte Rodoviário, João Dão, para que a gente possa adotar medidas que ajudem a resolver tal situação. “Conversei hoje com uma funcionária da limpeza que trabalha aqui na CLDF. Ela contou que mora na Ceilândia, distante há somente três paradas da sede da São José, mas pegou o ônibus, viajou três minutos e o veículo parou em poucos minutos. Essa moça, que precisa acordar de madrugada diariamente para trabalhar, teve que aguardar a chegada de outro ônibus. E isso acontece todos os dias”, relatou o deputado.

Transporte também do Entorno – Segundo o distrital, a comissão geral – instrumento legislativo em que todas as atividades da Casa são paralisadas para a discussão sobre temas que sejam considerados relevantes para a sociedade – servirá para que todos os representantes do setor debatam profundamente a situação, de forma a se encontrar uma solução efetiva para o problema. “Pela primeira vez, acho que poderemos encontrar também uma saída para o transporte do Entorno. Soube hoje que está sendo criado um consórcio entre GDF, Governo de Goiás e a União. Estas esferas vão apresentar subsídios para o transporte do Entorno para melhorar as tarifas e melhorar a qualidade do transporte público do DF e Entorno como um todo”, enfatizou ele.

Chico Vigilante

Acompanhe as redes do mandato mais atuante do DF:
facebook.com/chicovigilanteoficial
Instagram.com/chicovigilanteoficial
Twitter.com/Chico_vigilante