Pesquisar
Close this search box.

CPI aprova novos requerimentos e convocações para as próximas reuniões

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga os Atos Antidemocráticos observados em 8 de janeiro no âmbito da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou reunião administrativa durante a manhã desta quarta-feira (15) para discutir requerimentos e a data do cronograma de depoimentos e reuniões do mês de abril. “Estamos começando a chegar na investigação e convocação dos empresários. Portanto, chegando aos financiadores de todos esses atentados terroristas. Queremos que eles venham até aqui para explicar o motivo pelo qual financiaram os ataques”, afirmou o presidente da CPI, deputado Chico Vigilante (PT). “Também queremos saber por que só foram colocados lá, naquele dia, 200 aprendizes de soldados, quando deveriam estar, no mínimo, 2 mil policiais”, acrescentou o distrital.

Entre os requerimentos aprovados está o que convoca o general Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), para oitiva pela comissão. Também foram aprovados convite para ouvir o atual titular do GSI, general Marco Edson Gonçalves Dias; o general Carlos José Russo Assumpção, então secretário-executivo do GSI; e o tenente-coronel Paulo Jorge Fernandes, que era o comandante do Batalhão de Guarda Presidencial (BGP) à época das invasões e depredações que ocorreram nos dias 12 de dezembro e 8 de janeiro.

Além desses, foram aprovados outros nove requerimentos. Entre os destaques, estão convocações do blogueiro Oswaldo Eustáquio, apontado como um dos principais incentivadores dos manifestantes; Rubem Abdalla, Alexandro Lermen e Diego Albs Passos – todos suspeitos de participarem como financiadores dos atos terroristas. Por fim, os parlamentares aprovaram a quebra do sigilo bancário e fiscal das pessoas jurídicas WS Promoções, Azê Mídia, Layout Propaganda e Look Painéis, assim como solicitações de cópias de inquéritos que tramitam no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Supremo Tribunal Federal (STF).

Cronograma de abril – O cronograma da CPI da CLDF para abril ficou definido da seguinte forma: na primeira reunião, dia 4, serão ouvidos os empresários Joveci Xavier de Andrade e Adauto Lúcio de Mesquita. No dia 13, serão tomados os depoimentos da Coronel Cíntia Queiroz de Carvalho, da Polícia Militar do DF. Dia 20 será a vez das oitivas com o Tenente-coronel Paulo José e do Coronel Fábio Augusto Vieira (ambos da PM do DF). E no dia 27, serão convocados para depor Alan Diego dos Santos e George Washington de Oliveira.

Amanhã (16) estão programadas duas oitivas: a do Coronel da PM Jorge Eduardo Naime e do Coronel Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues.

Acompanhe as redes do mandato mais atuante do DF:
facebook.com/chicovigilanteoficial
Instagram.com/chicovigilanteoficial
Twitter.com/Chico_vigilante