CLDF recebe a Plenarinha de Educação Infantil

criancas

Mais escolas, mais médicos, ônibus, espaço de lazer, piscinas e parques infantis. Estas foram algumas das reivindicações feitas por dezenas de crianças da rede pública e entregues simbolicamente ao deputado distrital Chico Vigilante (PT), na manhã desta quarta-feira (21).

As crianças têm entre quatro e seis anos e participam da IV edição do Projeto Plenarinha de Educação Infantil, que é realizada na Câmara Legislativa do DF em parceria com Secretaria de Educação nos dias 21 e 23 de setembro.

Durante a abertura oficial do evento, Vigilante destacou a importância da conscientização dos pequenos sobre o parlamento.

O deputado sugeriu que todos os pedidos dos alunos fossem reunidos em uma cartilha para ser entregue às autoridades competentes. “Eles reivindicam basicamente uma cidade melhor para eles viverem”, disse.

Outra ideia é tornar obrigatória a construção de parques infantis ao lado de todos os Pontos de Encontro Comunitários (PECs).

Klésia Matias, da Coordenação de Políticas Nacionais para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, explicou o objetivo do projeto. “É mostrar que as crianças, apesar de pequenas, também têm vontades, tem desejos, tem percepção do ambiente em que elas vivem. E a gente precisa ouvi-las porque elas sabem quais são as suas necessidades”.

Já a diretora de educação infantil da Secretaria de Educação do DF, Michelle Furtado, elogia o projeto: “Nós fazemos um cronograma especial para que as crianças participem da Plenarinha. Existe a necessidade de ouvirmos nossos alunos”.