CLDF debate economia solidária

Proposta pelo deputado distrital Chico Vigilante (PT), a Câmara Legislativa do Distrito Federal debaterá, na próxima quarta-feira (15), às 19h, o futuro da Economia Solidária na região. De acordo com o requerimento do parlamentar, essa é uma forma inovadora de geração de emprego e renda.

Fazem parte da cadeia produtiva solidária, artesãos, cooperativas, associações e outros entes que adotam a prática econômica coletiva de produção, distribuição, consumo e crédito.

Para Vigilante, é importante dar voz a esses grupos que, quando organizados, conseguem substituir a figura do patrão por uma gestão participativa e solidária em seus negócios.

“Precisamos debater o fortalecimento do setor, essa audiência tem esse objetivo. Convidamos importantes entes governamentais para fazermos um grande debate”, explicou.

O coordenador do projeto Redes de Cooperação Solidária, Niro Barrios, espera que a audiência consiga viabilizar instrumentos de apoio aos atores que constroem a economia solidária no DF. “Temos um cenário onde nem a sociedade civil e o estado conseguem construir políticas afirmativas para o avanço de uma cultura de economia solidária”, afirmou.

Vigilante também destacou a sanção da lei 4.899/2012, que institui a Política Distrital de Fomento à Economia Solidária. “Precisamos aprofundar o debate para que o GDF cumpra efetivamente esse dispositivo legal e fortaleça esse segmento da economia”, finalizou.