Pesquisar
Close this search box.

CLDF celebra 135 anos do Museu dos Correios

De iniciativa do deputado Chico Vigilante, será realizada sessão solene, nesta sexta-feira (17), as 10 horas. Também serão expostas peças do acervo no Foyer do Plenário

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) vai promover uma Sessão Solene, no dia 17/05, às 10 horas, em homenagem aos 135 anos de existência do Museu dos Correios, criado no mesmo ano da Proclamação da República, em 1889.

Na oportunidade, será lançado o Selo Institucional em homenagem aos 135 anos do Museu dos Correios e também serão exibidas algumas peças raras e históricas do acervo da instituição, no Foyer do Plenário. Entre as peças expostas, um aparelho de telégrafo, uma caixa de assinantes de 1865 e uma Caixa de Coleta, do ano de 1931. O evento é aberto ao público em geral.

Estão previstas a participação de representantes institucionais do Correio, do Instituto Brasileiro dos Museus e do Ministério das Comunicações. “A sessão visa valorizar o Museu e divulgar o patrimônio brasileiro. Afinal, o olhar vigilante do presente para construir o futuro da nossa cidade só é possível graças ao legado construído no passado”, destacou o deputado Chico Vigilante.

SOBRE O MUSEU – Sediado no Edifício Apollo, no Setor Comercial Sul, desde 1980, o Museu é o espaço de construção da memória da história dos Correios e do Brasil. Além de apresentar o presente e o passado dos serviços postais e a sua importância para a sociedade, o espaço resgata e divulga o patrimônio histórico e cultural do País.

Dentre o acervo composto por mais de sete milhões de peças, destacam-se itens raros e preciosidades, como um livro da Administração do Correio da Bahia de 1798, do período colonial; o selo Olho de Boi, de 1843, segundo a ser emitido no mundo e o automóvel Ford 1927, também conhecido como Ford de Bigodes, que pertenceu ao Marechal Rondon.