Chico Vigilante propõe abatimento na conta para quem reduzir consumo de água

O deputado Chico Vigilante propôs a implementação de uma espécie de bônus para os moradores do Distrito Federal que reduzirem o consumo de água durante o período de escassez. A proposta foi feita em contraposição à ideia da cobrança de taxa de abuso feita pela Agência Reguladora de Águas do DF (Adasa).

“Eu acho mais inteligente criar uma promoção permitindo a quem diminuir o gasto ter um abatimento na conta”, propõe o parlamentar.

Como forma de diminuir os efeitos da escassez de água no DF, a Adasa cogita taxar em 20% as contas dos consumidores que abusarem do consumo. Na opinião do distrital, esta ideia é absurda.

O distrital analisa que a taxação pelo consumo maior de água, neste período, só terá compreensão das camadas mais pobres da sociedade. “Quem gasta e tem dinheiro, vai continuar gastando. Quem não tem dinheiro, precisa de estímulo”, avalia.

Vigilante voltou a indagar o GDF se a cobrança desta taxa fará com que aumente a quantidade de chuva no Distrito Federal. “São Pedro não avisou que, se aumentar a taxa, vai mandar mais chuva”, ironiza.