Uma emenda parlamentar do deputado distrital Chico Vigilante, no valor de R$ 197 mil, garantiu a reforma e a ampliação da cozinha da da Escola Classe 13 de Ceilândia ainda este ano.
Além da reforma, os recursos vão permitir a construção do refeitório e de uma dispensa, como prevê as normas do Conselho Nacional de Alimentação Escolar, além de se adequar ao padrão dos espaços nas escolas do DF. A instituição está localizada na EQNM 24/26, e atende 470 crianças com idade entre quatro e 13 anos.
O deputado distrital visitou a escola diversas vezes e acompanhou de perto a situação da cozinha. Além de estar em péssimo estado, com azulejos caindo, piso desgastado e luminárias sem proteção, o espaço não oferecia qualidade para os alunos. “A situação estava insustentável. Quando visitei a escola presenciei que as crianças eram obrigadas a lanchar dentro das salas de aula. Um verdadeiro absurdo”, disse Vigilante.
A diretora da instituição de ensino, Mabel Pereira do Nascimento, conta que o projeto para reforma ficou pronto ainda em 2012, mas, por falta de recursos, o início das obras foi adiado por quatro anos.
“Há muito tempo aguardávamos a construção de uma cozinha que venha atender às necessidades, e oferecer um espaço mais adequado para os alunos fazerem as refeições. A intervenção do deputado Chico Vigilante foi fundamental para essa obra sair do papel”, disse a diretora da instituição.