O deputado Chico Vigilante tomou posse para exercer o seu terceiro mandato como deputado distrital. A Sessão Solene e Preparatória de posse dos 24 deputados eleitos para os próximos quatro anos foi realizada na manhã desta quinta-feira, primeiro dia de 2015, no plenário da Câmara Legislativa. A cerimônia contou com a participação de embaixadores, autoridades políticas, parentes e convidados dos deputados.
Em juramento, Chico anunciou que fará uma oposição firme por Brasília. “Eu prometo, neste próximo quatro anos, exercer um mandato com ética e comprometimento com a população do Distrito Federal, a exemplo do que eu fiz em toda a minha vida política. Além disso, prometo fazer uma oposição firme, combativa e sem barganhas”, jurou Chico.
Depois da posse, as 15 horas, os 24 deputados entraram em reunião para escolher os componentes da nova Mesa Diretora da CLDF. Depois de algumas horas de discussões com os deputados e de uma manobra do governador Rodrigo Rollemberg, os deputados do Partido dos Trabalhadores, do PMDB, do PP e do PTB, decidiram não fazer parte da votação que escolheria os novos integrantes da Mesa Diretora. “O primeiro dia do mandato do governador Rodrigo Rollemberg foi marcado pela jogatina política e com negociação com um presidiário presidente de um partido político. De maneira vil, Rollemberg que sempre prometeu fazer uma nova política, iniciou o seu mandato com o mais baixo e sujo jogo político”, enfatizou Chico Vigilante.
O parlamentar denunciou que o governador Rollemberg ordenou que Hélio Doyle se reunisse com o presidiário e dono de um partido político, Luis Estevão, onde foi fechada, com antecedência, os nomes que compuseriam a presidência e a vice-presidência da CLDF. Pela barganha política, foram eleitas as deputadas Celina Leão como presidente da CLDF, tendo como vice a deputada Liliane Roriz.
Desta forma, os deputados do PT Chico Vigilante, Chico Leite, Wasny de Roure e Ricardo Vale se recusaram a participar da disputa por uma vaga na Mesa Diretora do próximo biênio. Eles foram acompanhados pelos três deputados do PMDB, por um deputado do PP e outro do PTB.
Veronica Soares
Assessora de comunicação do deputado Chico Vigilante