O secretário de Saúde do Distrito Federal mentiu ao apresentar os investimentos da pasta, durante audiência pública realizada na manhã da segunda-feira (15) na Câmara Legislativa. A afirmação foi feita pelo deputado Chico Vigilante, líder da Bancada do PT, durante a sessão ordinária da tarde desta terça-feira (16).
De acordo com Chico, os números apresentados pelo secretário não batem com os números do Siggo e nem com o relatório de Execução Orçamentária do 2º bimestre, apresentado pelo Governo Rodrigo Rollemberg.
De acordo os relatório de gestão, o GDF deveria ter aplicado em serviços de saúde, no mínimo, R$ 598 milhões. No entanto, o Governo só liquidou 305 milhões desse montante. Com isso, faltaria aplicar R$ 292 milhões.
Mesmos com os dados apresentados, o secretário de Saúde, João Batista de Souza, informou que já teria gasto de 100% do montante destinado para saúde, neste ano.
Além disso, segundo o deputado, o secretário também se esquivou da responsabilidade do caos que a saúde se encontra e jogou para a Câmara Legislativa a responsabilidade de encontrar alternativas soluções para a saúde .”Os deputados não têm culpa da incompetência e da desorganização dele”, enfatizou Chico.
Chico pediu para que a presidente da CLDF, Celina Leão, informasse ao governador Rodrigo Rollemberg que o secretário teria “mentido perante a sociedade e a opinião pública”.
Fonte: Veronica Soarez/ Assessoria