O deputado Chico Vigilante (PT) comentou, em Plenário, mais um escândalo policial envolvendo as Organizações Sociais (OSs) na saúde pública.
Na terça-feira, em Manaus, a Polícia Federal realizou a operação ‘Maus Caminhos’ para apurar desvios de mais de R$ 110 milhões do fundo da saúde do Amazonas.
No cerne da operação, o envolvimento da organização social ‘Instituto Novos Caminhos’, contratada pelo governo do Estado para gerenciar duas Unidades de Pronto Atendimento.
Segundo a investigação, o esquema começou com a contratação do Instituto para atuar na área de saúde em detrimento da realização de licitação para o serviço. As fraudes seriam praticadas com o envolvimento de empresários e agentes públicos.
Para Vigilante, esta operação reforça os perigos da implementação do modelo de gestão praticado por organizações sociais na saúde pública. “É mais um comprovante do rastro de destruição e corrupção praticadas pelas ‘Organizações Sociais’ por onde elas passam”, afirma o parlamentar.
A operação no Estado do Amazonas traz à tona o tema para o Distrito Federal. Como o GDF tenta implementar o modelo de gestão baseado em organizações sociais para administrar as unidades de saúde pública da cidade, Vigilante cobra a mudança de postura do governador Rodrigo Rollemberg (PSB).
“Eu espero que o Governador Rollemberg sepulte definitivamente essa ideia de OS no Distrito Federal”, reforça o distrital.
Com informações do G1 AM