Chico Vigilante celebra o dia da conquista do voto feminino no Brasil

O deputado Chico Vigilante saudou na Sessão Ordinária desta terça-feira (24) os 84 anos da implantação do direito de voto para as mulheres no Brasil. Em 24 de fevereiro de 1932, foi aprovado o Código Eleitoral Brasileiro que garantiu igualdade de voto entre mulheres e homens no país.
“Hoje é um dia histórico. 84 anos da implantação do voto feminino no Brasil e que merece ser saudado por todos nós. Até aquela data, as mulheres eram proibidas de votar no Brasil”, comemorou Chico.
Chico relembrou a luta de Sufragistas que se arriscaram para conquistarem o direito a voto no país.
Em 1928, antes da implantação do Código Eleitoral, o Estado do Rio Grande do Norte facultou o direito a votar e ser votado a todos os cidadãos. Naquela oportunidade, Celina Guimarães Viana, uma professora de 29 anos, se inscreveu no município de Mossoró e foi a primeira mulher a votar no Brasil. A posição do Estado potiguar foi muito contestada no Senado Federal e há relatos de que os votos foram anulados.
Apenas em 1932 o presidente Getúlio Vargas assinou o decreto que possibilitava a garantia constitucional das mulheres votarem com igualdade no Brasil, coroando, desta maneira, a luta corajosa e determinada das Sufragistas brasileiras.
Fonte: Augusto Henriques