Chico se reúne com ministro para impedir demissão de mulheres vigilantes

O deputado distrital Chico Vigilante (PT) se encontrou, na manhã desta quarta-feira (24), com o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, para tentar evitar demissões de mulheres vigilantes que atuam na pasta. O parlamentar, que esteve acompanhado de dirigentes do Sindicato dos Vigilantes, pediu auxílio ao ministro nas negociações que podem impedir a dispensa das trabalhadoras.

 

De acordo com informações do sindicato, o prédio que abriga o ministério contava com aproximadamente 80 vigilantes.  No final do ano passado, uma reformulação da equipe foi feita para reduzir custos. Com isso, alguns profissionais foram demitidos.

 

No início deste mês, as trabalhadoras foram surpreendidas com mais uma notícia de corte de vagas. Desta vez, a redução não seria para diminuir despesas, mas apenas para substituir as vigilantes femininas por recepcionistas.

 

“Muitas delas prestam serviço no local há 22 anos e estão prestes a se aposentar. Se forem demitidas agora, dificilmente conseguirão outra oportunidade de emprego”, argumentou Vigilante.

Diante do fato, Patrus determinou que um técnico do ministério acompanhe o caso para evitar as demissões.

 

Essa foi a terceira reunião que o deputado participa neste mês para evitar demissões de trabalhadores terceirizados. Ele também atuou junto ao Ministério da Cultura e na Imprensa Nacional para impedir a demissão de trabalhadores.

 

Reforma Agrária – Vigilante sugeriu a Patrus que o ministério crie, no DF, um modelo de reforma agrária adaptado à realidade da região. Segundo ele, no governo Agnelo Queiroz, o projeto foi iniciado, mas não foi mantido após a gestão petista.

 

Ele teme que o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) entregue as terras públicas ao agronegócio.

 

Por Veronica Soarez

Assuntos Relacionados