Pesquisar
Close this search box.

Chico comenta prisão dos chefes do cartel dos combustíveis

O líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara Legislativa, deputado Chico Vigilante, avaliou a ação da Polícia Federal que desmantelou o cartel das redes de postos de combustível no DF. A ação resultou na prisão dos donos dos postos de combustível denunciados na Comissão Parlamentar de Inquérito instaurada para investigar as ações do cartel.

“Em 2003, nós apuramos e indiciamos os operadores do cartel. Nós provamos naquele tempo o sobrepreço que havia nos combustíveis no Distrito Federal, sobretudo, na gasolina, era de 20%, ” lembrou o líder.

A ação, realizada em conjunto pela Polícia Federal, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e o Ministério Público, apurou o conluio em cartel dos donos de grandes redes de combustível para aumentar o preço do valor dos combustíveis em 20%. Essa ação criminosa, segundo a PF, lesou em 1 bilhão de reais o bolso do consumidor brasiliense.

Outra atitude do cartel foi manter sempre o preço do álcool combustível acima do patamar de compra para forçar o consumidor a abastecer os veículos sempre com gasolina.

Tramita na Câmara Legislativa, um projeto de autoria do deputado Chico Vigilante autorizando o funcionamento de postos de combustíveis em estabelecimentos como supermercados. A proposta foi aprovada em primeiro turno, em 2011, com 23 votos, mas foi rejeitada em segundo turno. “Num passe de mágica, com os operadores do cartel andando aqui dentro, os deputados se arrependeram do voto”, afirmou.

 

Nesta legislatura, o projeto foi reapresentado e permite a construção de postos de combustível em estacionamentos de supermercados e shopping centers, como ocorre em vários estados brasileiros. “Esse projeto é fundamental para livrar a população do Distrito Federal do cartel dos combustíveis”, finalizou.

Por Augusto Henriques / Liderança do PT na Câmara Legislativa
Foto: 
Rafaela Felicciano /Metrópoles