Cartel dos combustíveis: responsáveis pela Operação Dubai vão à CLDF nesta quinta

A Câmara Legislativa vai promover uma comissão geral, nesta quinta-feira (10), às 15 horas, para tratar de um tema que vem incomodando, há muito, os consumidores do DF. Proposta por Chico Vigilante, será realizada a reunião para ouvir os responsáveis pela Operação Dubai, deflagrada em novembro, contra o Cartel dos Combustíveis no DF.

O objetivo da comissão é saber mais sobre o andamento das apurações e ações fiscalizadoras que ocorreram no mercado de combustíveis local nos últimos quatro meses.  Estão confirmados representantes da Polícia Federal, Procon, BR Distribuidora, Cade, Ministério Público do DF, Sindicombustíveis e da Agência Nacional de Petróleo.

De acordo com Chico Vigilante, será uma ótima oportunidade para que a população pressione os órgãos de fiscalização e se atentem ao que eles estão fazendo.

“Estou buscando incessantemente que a justiça determine como em outros estados, a redução imediata no valor dos combustíveis”, defendeu.

O lucro faturado pelas empresas que formam o cartel dos combustíveis do DF também foi duramente criticado pelo parlamentar.

“É um absurdo o que acontece no DF. Chega a ser um deboche o que o Cartel faz com as autoridades locais”, afirmou, referindo-se ao alto preços dos produtos nas bombas, apesar das ações de combate.

Segundo relatório divulgado pela ANP, os postos da capital federal compram os combustíveis por um dos preços mais baratos do país e revendem com um sobrepreço que proporciona margem de lucro de R$ 0,69 centavos por litro (20%).

Segundo informações divulgadas pelo Cade, o preço da gasolina deveria ter uma redução de pelo menos 20 centavos, mas isso não aconteceu.

Mobilização – Nas redes sociais, a mobilização contra o Cartel tem dois grandes parceiros. O grupo no Facebook intitulado “Boicote aos Postos de Combustíveis – DF” conta como mais de 39 mil pessoas.

Já a página “Vigilante dos Combustíveis” conta com mais de três mil curtidas e leva, diariamente, informações sobre a luta contra o Cartel.

Para a comissão geral, Vigilante criou um evento no Facebook onde mais de mil pessoas já foram convidadas.

Confira a lista de autoridades que confirmaram presença:

O diretor-geral do Departamento da Polícia Federal, Leandro Daiello Coimbra;

O superintendente-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Eduardo Frade Rodrigues;

O coordenador-geral do Antitrust 06, Ravvi Augusto de Abreu Coutinho Madruga;

O procurador-geral de Justiça do Distrito Federal, Leonardo Bessa.

Por Marcos Paulo Lima