As eleições para escolher os Conselheiros Tutelares no Distrito Federal, ocorridas do último 04 de outubro, foram marcadas por uma série de irregularidades. Compra de votos, erros nas urnas e interferência de grupos religiosos foram apenas alguns dos vários problemas elencados pelos grupos de candidatos, que pedem a anulação do pleito.
Na tarde da quarta-feira (14), uma comissão formada por candidatos que foram prejudicados durante todo o processo pediram apoio do deputado Chico Vigilante para que também ajudasse a lutar contra a irregularidades ocorridas. De acordo com o grupo, em muitos casos, foi constatado que até mesmo a máquina pública foi usada para beneficiar candidatos.
Para o deputado Chico Vigilante todas as denúncias de irregularidades devem ser investigadas. Além das ações judiciais, é necessário que o Ministério Público tome providência diante das inúmeras provas apresentadas”, destacou Chico.
Os candidatos argumentaram também o fato de, mesmo com tantas provas e denúncias de irregularidades, as autoridades competentes, o poder Executivo, não terem tomado providência pedindo a anulação da prova.
“Diante dessa série de irregularidades, podemos concluir que essas eleições foram realizadas exatamente para esse fim. Beneficiar alguns candidatos, e prejudicar outros”, disse um candidato.
Para o grupo, um dos primeiros erros foi a escolha da instituição que foi contratada para organizar as eleições, pois não conhece a realidade de Brasília. Além disso, a entidade diminuiu significativamente o número de urnas nas Regiões Administrativas, o que teria causado dificuldades e tumulto na hora de votar.
Por Veronica Soares/ Assessoria de imprensa