Na tarde desta quinta-feira (04), o deputado Chico Vigilante recebeu a visita de parte da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação e Distribuição de Água (SINDÁGUA), que o procurou para denunciar a falta de fiscalização na Barragem do Descoberto, responsável pelo abastecimento de 65% da água que é consumida no Distrito Federal.
De acordo com o documento entregue ao parlamentar e aos demais integrantes da Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável Ciência e Tecnologia Meio Ambiente e Turismo, a Caesb é responsável pela implantação, fiscalização, cerceamento e proteção da área da poligonal da Reserva Biológica que envolve a Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Descoberto.
Mas, sem dar nenhuma justificativa plausível, de acordo com o Sindágua, a Caesb anunciou o corte de 80% dos serviços de fiscalização da barragem.
Com isso, a fiscalização do local está restrita apenas no horário comercial, ou seja 40 horas comercial. O que deixaria o local à mercê de agentes predatores, como a pesca ilegal e desmatamento.
Depois de ouvir a reclamação, Chico Vigilante garantiu ao grupo que irá encaminhar uma representação ao Ministério Público para que o órgão tome providências com relação a essa denúncia. De acordo com o grupo, o corte foi feito sem nenhum estudo técnico prévio.
Fonte: Verônica Soarez / Assessoria