Pesquisar
Close this search box.

Brasília: 200 mil dizem não ao Golpe e sim a Democracia

Em defesa da democracia, a Esplanada dos Ministérios foi tomada na tarde de ontem (31), por milhares de pessoas que disseram “Não ao Golpe”, arquitetado pelos setores da direita e apoiado pela grande mídia brasileira.  E se depender das mais de 200 mil pessoas que participaram do ato em favor da presidente Dilma Rousseff, o golpe fica cada vez mais longe da oposição e de setores da mídia.

Convocado pela Frente Brasil Popular –que reúne mais de 60 entidades –  a manifestação deixou quase toda a extensão do Eixo Monumental colorida por bandeiras e balões das entidades da sociedade civil, que seguiram em Marcha rumo ao Congresso Nacional: Não Vai Ter Golpe.  De acordo com os organizadores, em todo o Brasil, os atos ultrapassaram as 800 mil pessoas. Cerca de 25 estados, mais o Distrito Federal realizou mobilizações.

Diferente do que a mídia apontou, de que havia militância paga na atividade, servidores públicos, pedreiros, artistas, motoristas, bancários e trabalhadores das mais variadas profissões saíram de seus empregos diretamente para a manifestação, como aponta, o motorista particular, Severino Cabral. “Larguei do trabalho direto para cá. Queria me juntar as pessoas que assim como eu, sabem que com a saída de Dilma, nós perderemos muito”, declarou.

>> Confira a galeria de fotos

Ao ser perguntado sobre o que perderia com um golpe no mandato legitimamente eleito de Dilma, Cabral foi direto. “O Bolsa Família que ajuda a minha mãe que está lá no Nordeste, o ProUni que minha filha teve a oportunidade de entrar e mais um monte de direitos”.

Para o bancário Geraldo Times, Brasília deu uma verdadeira aula de democracia para quem antes, estava acampado aqui na frente do Congresso pedindo até intervenção militar”, destacou.

Esperado na atividade, o ex-presidente Lula não pode comparecer ao evento por motivos médicos, mas uma mensagem enviada através do Instituto Lula foi exibida em um telão gigante montado no Congresso Nacional. Na mensagem, Lula saúda as pessoas que se mobilizaram no dia de ontem e sentenciou. “O Brasil sabe que não existe solução fora da Democracia e que não se conserta um País andando para trás”.

https://youtu.be/rptDTDkh6Q0

Bastante emocionado, o deputado Chico Vigilante afirmou que a Marcha de ontem, foi uma das maiores que Brasília já viu. “Já vi dezenas de mobilizações, inclusive a visita do Papa, e, nunca vi tanga gente na rua”, declarou o petista.

Sobre a tentativa de golpe em curso na Câmara dos Deputados, Vigilante observou. “O povo inteiro na rua brigando por Democracia, por avanços sociais e dizendo: Não vamos aceitar que um corrupto tire a Dilma do Palácio do Planalto”.

Membro da executiva nacional do PT, a psicologa Vivian Farias, além de ter ido demonstrar todo seu apoio ao ato, levou sua filha Maria Luisa, de apenas 9 anos, para que ela veja de perto a importância de lutar pelos seus direitos. “Acredito que o ensino e o exercício da cidadania são lição de vida para nossos pequenos”, destacou.

Por Marcos Paulo Lima