Pesquisar
Close this search box.

Ao homenagear República, deputado destaca papel de José do Patrocínio

O deputado distrital Chico Vigilante (PT) destacou, ao homenagear o feriado da Proclamação da República, ontem (15), o destaque que teve o vereador José do Patrocínio para essa data histórica e a importância de se continuar atuando para que o Brasil proporcione liberdade de direitos aos negros e brancos do país.

O parlamentar lembrou que embora todos lembrem logo do Marechal Deodoro da Fonseca como quem proclamou a República do Brasil, a república foi proclamada antes pelo escritor, farmacêutico e jornalista José do Patrocínio. “Ele era filho de uma negra com um fazendeiro e teve a oportunidade de estudar, tornou-se vereador na cidade do Rio de Janeiro e no dia 15 de novembro fez a proclamação na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro. O Marechal Deodoro estava doente, mas por ser negro, Patrocínio, que foi quem de fato tomou a iniciativa, foi praticamente excluído da história”, relatou.

Vigilante destacou que a grande verdade, desde aquele tempo até hoje, não mudou muito a situação dos homens e mulheres negros do Brasil em comparação com os homens e mulheres brancos. “É só verificar as estatísticas. Os negros nesse país ganham 42% menos que os brancos”, enfatizou.

“Temos de continuar lutando por igualdade racial, igualdade de salários e igualdade de homens e mulheres, para que tenhamos realmente uma República pela qual possamos nos orgulhar. Eu, enquanto homem negro, estou abordando o tema aqui para que vocês vejam a importância disso para o Brasil e para que sigamos na nossa luta por mais igualdades”, frisou.

Acompanhe as redes do mandato mais atuante do DF:

facebook.com/chicovigilanteoficial
Instagram.com/chicovigilanteoficial
Twitter.com/Chico_vigilante